D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, Abril 13, 2008

O TELESCÓPIO

Celebra-se este ano 0 400.º aniversário do telescópio. Os primeiros fabricantes de telescópios eram oculistas holandeses do início do século XVII. Este facto não surpreende se pensarmos que, produziam também as lentes e eram os especialistas em óptica
O registo da primeira patente de um telescópio utilizado no fabrico de óculos foi atribuído a Hans Lippeshey (oculista holandês)e data de 1608.
Um ano mais tarde, surgiu o primeiro verdadeiro telescópio construído por Galileu. Com ele descobriu crateras na Lua, manchas no Sol, várias luas de Júpiter e as fases de Vénus.
Em 1655, Huygens construiu o telescópio que constituiu um avanço te´cnico incrível, porque lhe permitiu verificar que as "protuberâncias" à volta de Saturno eram anéis de rochas.
Em 1668, Newton criou o telescópio reflector ao utilizar espelhos que capturavam a luz em vez de lentes.
Muitos anos mais tarde, em 1845, o 3.º Conde de Rosse desenhou e construiu o Leviathan, aquele que durante 75 anos foi o maior telescópio do Mundo, por ter um espelho com dois metros de diâmetro.
Em 2007, o telescópio LBT (Large Binocular Telescope, situado no Arizona, é o maior e tecnicamente mais avançado.Em vez de vidro sólido, os espelhos foram moldados numa estrutura em favo de mel, que os torna rígidos, mas muito leves.
Ao longo dos séculos, o progresso da técnica e da ciência permitiram aperfeiçoar estes instrumentos caminham agora para uma nova era; projectam-se os supertelescópios ópticos do futuro que terão o poder de detectar planetas semelhantes à Terra noutros sistemas solares, averiguar a existência e analisar as suas atmosferas na busca de vida extraterrestre.

in Jon Trux, Revista Global

Sem comentários: