D. Pedro IV

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domingo, abril 20, 2008

AEROPORTO DA PORTELA

O aeroporto da Portela foi inaugurado a 15 de Outubro de 1942.
Até aqui, e desde 1919, Lisboa era servida por um pequeno aeroporto situado em Alverca - o Campo Internacional de Aterragem -, onde aterravam os voos internacionais da época excepto os voos transatlânticos.
Nesta altura, a travessia do Atlântico era feita por hidroaviões que amaravam em Lisboa, na margem do Tejo, fazendo-se o transbordo dos passageiros para aviões que os transportavam para a base terrestre no Campo de Aterragem, de onde seguiam para outros destinos.
A previsão de um aumento exponencial de turistas e de voos internacionais com destino a Lisboa, por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português, em 1940, e, porque o campo de aterragem já não dava a resposta esperada, foi tomada a decisão de construção de um Novo Aeroporto Internacional.
As obras iniciaram-se em 1938 e, em apenas dois anos,construiu-se o aeroporto terrestre, baptizado de Aeroporto da Portela, e o aeroporto marítimo, baptizado de Aeroporto de Cabo Ruivo. Para ligar os dois aeroportos internacionais e permitir que funcionassem de forma articulada, construiu-se a Avenida Entre-os-Aeroportos, por onde circulavam os automóveis que faziam o transbordo dos passageiros dos voos transatlânticos. O Aeroporto de Cabo Ruivo foi desactivado com o fim dos voos regulares de hidroavião nos finais da década de 50.
Quatro anos após a sua inauguração, em 1946, o General Humberto Delgado, Director do Secretariado de Aeronáutica Civil, numa carta dirigida ao Ministério da Guerra, refere que com o aumento diário do tráfego civil, o Aeroporto da Portela se tinha tornado "acanhado". E porque o considerava pequeno só para os aviões civis e dado o desagrado que algumas companhias aéreas estrangeiras demonstravaSolicitava que fosse decidido se os aviões militares de treino deveriam ou não continuar a estacionar ali.

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