Desconhece-se a verdadeira explicação para a designação que damos ao dia 1 de Abril.
Conta a história que no ano de 1564, o rei francês Charles IX decidiu adoptar o calendário gregoriano, passando o Ano Novo a comemorar-se a 1 de Janeiro. Até aí, o início do ano celebrava-se na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, que coincidia com o equinócio da Primavera.
Apesar dessa alteração, muitas pessoas continuaram a comemorar a passagem do ano no início da Primavera, facto que levou os adeptos do novo calendário a chamá-lo “Tolos de Abril” ou "April's Fool'", convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas.
Daí o provérbio “No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”.
Outra explicação, está relacionada com um Festival Romano, chamado “Cerelia” durante o qual se comemorava a história de Proserpina, uma rapariga que andava no campo a colher lírios, quando foi raptada pelo Deus Romano, Plutão.
Depois do seu desaparecimento, a sua mãe dela procurou-a por todo o lado sem nunca a encontrar.
Daí a expressão "caça aos gambuzinos" que muitos de nós já ouvimos.
Na Escócia, a ideia de pregar partidas foi bem aceite e, ainda hoje, a mais praticada é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias...no México é a 28 de Dezembro,na Índia é a 31 de Março.
Procure outros sítios curiosos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário