D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, novembro 08, 2005

A Guilhotina!


A guilhotina é um aparelho de decapitação mecânica, inventado no período da Revolução Francesa. É constituída por uma armação rectangular de cerca de 4 metros de altura onde é suspensa uma lâmina oblíqua, com perto de 40 kg, que uma vez libertada, decapita o sentenciado à morte.
Há dúvidas quanto ao seu inventor, sendo a invenção atribuída quer a Joseph Ignace Guillotin (médico), quer a Antoine Louis (secretário da academia de medicina), quer aos dois conjuntamente. Certo é que Guillotin defendeu na Assembleia um método de execução "mais humano", por meio de um "mecanismo simples" (1791).
A Louis parece ter sido dada a tarefa de construir o protótipo, que depois de experimentado em carneiros e cadáveres, foi utilizado, pela primeira vez, num sentenciado à morte em 25 de Abril de 1792, na "Place de Gréve", em Paris. Era a primeira decapitação mecânica! O primeiro decapitado por este processo chamava-se Nicolas-Jacques Pelletier...
A guilhotina, contudo, teve vários nomes, relacionados com os seus possíveis inventores. Aqui ficam dois, no original: "La Louisette...La Guillotine"

1 comentário:

Sação disse...

Obrigada pelo reencontro com a história da família. Será que devido a tão ilustres progenitores me poderei passar a intitular a "Infanta D. Guilhotina"?

P.S. Parabéns pelo novo nome!