D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, novembro 13, 2005

Espadachim


Segundo as enciclopédias, o espadachim é aquele que anda sempre armado de capa e espada, em brigas constantes. Esta atitude só podia pertencer a um membro da nobreza, grupo social que tinha como única ocupação lutar. Para ser um bom espadachim, era muito importante possuir uma espada de qualidade, bem pontiaguda e de folha cortante. Foram os romanos que deram grande utilização à espada, transformando a táctica de guerra ao privilegiar o combate corpo a corpo, mas, com o passar do tempo, também as espadas se alteram: na época medieval, as espadas curtas deram lugar aos grandes e pesados montantes, que tinham que ser manejados com ambas as mãos e transportados pendurados das selas. A evolução no armamento reduz o comprimento das espadas, a favor de folhas mais flexíveis e aguçadas. A espada foi sempre um elemento de grande valor simbólico e a sua posse era privilégio dos nobres.
Como espadas famosas temos Excalibur, a espada de Artur, rei dos Bretões, e Durandal, a espada de Rolando, o cavaleiro francês que derrotou os mouros na batalha de Roncesvales. Os mais famosos espadachins de sempre foram imortalizados na literatura e no cinema: Robin dos Bosques, o nobre saxão que defende os camponeses ingleses da cobiça de João Sem Terra, o usurpador; os três mosqueteiros do rei Luís XIII, o seu jovem pupilo D'Artagnan e Zorro, o defensor da Califórnia oprimida.


Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, volume X, Lisboa -Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, s.d.

Lexicoteca, Moderna Enciclopédia Universal, volume VII, Lisboa, Círculo de Leitores, 1984.

1 comentário:

Espada Xim disse...

E foi assim que descobri o significado das expressões "Cá se fazem, cá se pagam" e "Não perdes por esperar". Mas Xim, todos os referidos são do meu agrado, fazem parte do meu imaginário..., do imaginário de quem se diverte com estas histórias divertidas que aqui vamos construindo. Curiosas, não? Muito Obrigado! Xim!