D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quarta-feira, novembro 23, 2005

Botas em Folha de Papel


Se são curiosidades da História, ou só coisas da Memória, não sei, não me lembro lá muito bem.
Tenho uma ideia de que, quando era miúdo e tinha aulas de História, num liceu antigo, nos anos sessenta dos anos de novecentos, nem toda a gente comprava o calçado em sapatarias...!
Era caro e faltava o hábito de o fazer... Sei que ia ao sapateiro que trabalhava num vão de escada, com banca para rua (quase medieval)...
Sei que me mandava pôr o pé em cima de uma folha de papel..., sei que me tirava o molde e me mandava voltar algum tempo depois.
E depois eram sapatos, botas ou sandálias, conforme a estação do ano, feitas à mão, artesanalmente, de grande qualidade...
Bonitas ou feias? Não sei! Na altura, não muito bonitas porque eram diferentes das dos meus amigos clientes das sapatarias. Hoje, muito belas porque ficaram na minha memória, de miúdo..., o formato e tudo!
E isto tudo para que a memória de certos episódios não se esqueça!

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas que belo par de botas arranjaste, Espada xim....Obrigada por nos lembrares...

Maria Lisboa disse...

Tantos que usei!!!! ... destes, da imagem de baixo
... e quantas meias solas novas levaram! (esses que aí estão, bem precisam)

Sabes que um dos hobbies do meu avô era arranjar sapatos? ... tinha as ferramentas e os materais todos! e sempre que íamos de férias, lá levávamos um saco cheio, para ele se entreter!