D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

segunda-feira, outubro 20, 2008

A Invencível Armada


Corria o ano de 1588. Portugal e os seus domínios de além-mar já estavam incorporados em Espanha. Isto fez com que Espanha passasse a ter um imenso poder marítimo. Também Inglaterra buscava esse poder. Por isso, e também devido a diferenças religiosas, os dois países eram grandes rivais e pretendiam ver qual deles era mais poderoso nos mares. Espanha manda aparelhar uma enorme frota naval, incluindo nela alguns dos melhores navios portugueses, constituindo assim uma Armada Invencível.Um dos principais esquadrões de batalha era chamado de "Esquadra Portugal", tendo alguns dos melhores galeões de guerra do mundo. Grande parte dos
4 000 estrangeiros da Invencível Armada eram pilotos, marinheiros e soldados portugueses.
A armada partiu do Tejo, rumo a Inglaterra, a 28 de Maio de 1588. Tinham como objectivo destruir a frota inglesa que guardava o Canal da Mancha. Ao fim de quinze dias de viagem, depois de ter sido destroçada por uma tempestade, junto ao Cabo Finisterra (noroeste de Espanha), alcançam Inglaterra. Os Ingleses que os esperavam,comandados por Francis Drake, um famoso corsário, perseguiam-nos à distância. O Conselho de Guerra de Inglaterra preparara um plano de ataque:lançaram ânocras e ficaram quietinhos até chegar o momento de o pôr em acção. Abasteceram de combustível seis urcas velhas — os navios-fogo — e, cada uma com seu piloto, seguiram para junto da esquadra espanhola. Uma vez bem próximo do centro da esquadra deitaram fogo às urcas e os pilotos fugiram nos seus batéis.
O estratagema resultou: os navios espanhóis, em chamas, tentam fugir dali. Mas a armada inglesa, mais veloz, alcança-os. A maioria dos navios espanhóis afunda-se. Apenas menos de metade dos navios conseguiram escapar, contornando as costas da Escócia e Irlanda. Estes navios enfrentaram depois as tempestades de Setembro que contribuíram, ainda mais, para a decadência da frota. Foi assim vencida a Invencível Armada, derrota com grandes repercussões para Portugal.
in História de Portugal.Girassol Edições.
Curiosidade recolhida por David Cortiço, 6.º A

Sem comentários: