D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, fevereiro 11, 2006

O que parece nunca terminar é como as obras de Santa Engrácia



Conta-nos a história que, tal como a tão conhecida expressão popular "Obras de Santa Engrácia", assim esta igreja parecia nunca ter fim à vista para as suas obras.
Assim, em 1570 foi iniciada a primeira construção da igreja e da qual se sabe pouco. A 15 de Janeiro de 1630 o sacrário da igreja foi arrombado e as imagens do interior mutiladas. Nessa altura foi acusado um cristão-novo - Simão Pires Solis - que reclamava inocência e, como prova disso, lançou uma maldição, tendo afirmado que as obras da Igreja de Santa Engrácia nunca seriam concluídas e que quem nelas trabalhasse haveria de morrer antes das obras terminadas.
A maldição parecia estar a ter efeito quando começaram a surgir impedimentos à conclusão da obra. Em 1632, iniciaram-se novas obras para uma segunda igreja, que acabaria por desabar. Na década de 80, do século XVII, foi novamente iniciada a edificação da actual igreja, tendo as obras parado sem razão aparente. Entretanto foi quartel, armazém, fábrica de calçado... Em 1916, foi decidido converter o espaço em Panteão Nacional, que apesar de todos os obstáculos, foi oficialmente inaugurado em 1966.

Mais de três séculos de maldição. Estaria realmente o cristão-novo inocente???

Para saber mais:

365 DIAS, Lisboa, Lisboa, Diários de Notícias, 2002

http://santaengracia-cds.blogspot.com/2005/10/lenda-das-obras-de-santa-engrcia.html

Curiosidade da autoria de Sérgio Mendes, nº 28 do 5º B e frequentador assíduo do Clube "Viajar no Tempo"

Sem comentários: