Graças aos seus efeitos espectaculares, a electricidade cativou o público do séc. XVIII. O "Príncipe dos Físicos", o Abade Jean-Antoine Nollet (1700-1770), foi o mais activo propagandista desta moda: as suas lições de Física experimental públicas, ilustradas com numerosas experiências electrostáticas luminosas e barulhentas, entusiasmavam vastos auditórios aristocráticos e burgueses.
Em 1746, o padre Nollet verificou que a electricidade se movia muito depressa. Para isso, colocou 200 frades em fila, ligados entre si. Fez incidir uma descarga eléctrica no primeiro frade e verificou que todos os outros saltaram e “praguejaram” simultaneamente, devido à passagem da corrente eléctrica! Além disso, fez várias experiências com animais, chegando a matar um pardal com um choque eléctrico…
O padre Nollet refere a primeira e outras experiências no seu livro "Lettres sur L´Électricité" 1753 (Cartas sobre a Electricidade).
Curiosidade da autoria de Ana Catarina Lameiras, 9ºA
Fonte: http://193.136.215.76/museu/electros.htm
3 comentários:
Para além da aprendizagem sobre a história da electricidade, dei comigo a rir-me desalmadamente com a imagem de 200 frades a saltarem e a praguejarem ao mesmo tempo.
A História é mesmo divertida...!
Já vi que tem "fotografia". Não cheguei a tempo de responder sobre o método utilizado...
Rapidez de execução, ou não fosse eu "guilhotina"...
Enviar um comentário