D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Café na Brasileira


A Brasileira do Chiado abriu as suas portas ao público em 19 de Novembro de 1905, vendendo o "genuíno café do Brasil", produto que na época era muito pouco apreciado ou mesmo evitado pelas donas de casa lisboetas. A novidade agradou e cada vez Adriano Telles vendia mais quantidade de café, que na altura custava 720 réis cada quilo. O sucesso começou a ser tão grande que, três anos depois, em 1908, o empresário avançou para a construção de uma Sala de Café, uma novidade na época. Os lisboetas deslumbraram-se com o luxo e a inovação do novo estabelecimento, que em breve se tornou ponto obrigatório da elite da cidade. Trabalhadores e estudantes da Biblioteca Nacional, da Faculdade de Letras e da Escola de Belas-Artes, frequentadores do Teatro São Carlos, advogados, médicos, jornalistas, revolucionários, escritores, poetas, pintores, todos ali se juntavam para beber café e, principalmente, conversar.
Também ali nasceu o termo "a bica", que hoje em quase todo o país significa uma chávena de café. Conta-se que um dia alguns clientes reclamaram da qualidade do café, tendo o proprietário mandado um dos empregados tirar o líquido directamente da bica, ou seja, do saco, sendo o seu sabor e aroma mais intensos, dado que na altura o café era servido numa cafeteira e despejado na chávena à mesa. Outra versão conta que que as primeiras pessoas que bebiam o café não queriam voltar a fazê-lo, porque achavam que era muito amargo e desagradável. Por isso, os donos dos cafés, como slogan de propaganda distribuiam papéis, juntamente com o café, que diziam: Beba Isto Com Açucar. Com o passar dos anos, ficaram apenas as iniciais criando a palavra BICA, que se tornou um "marco cultural" lisboeta.
Curiosidade da autoria de Eduardo Costa, Rafael Neves e Ricardo Correia, do 8ºA da Escola E.B 2,3 D. Pedro IV, Queluz.
Fonte: http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=12257

2 comentários:

Sação disse...

Pedi aos autores desta Curiosidade que me deixassem dar o título a este post, como uma pequenina homenagem ao filme português " O Pátio das Cantigas". Será que alguém se lembra desta frase?

Anónimo disse...

Acabo de Beber Isto Com Açúcar