D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sexta-feira, junho 03, 2011

Calendário Maia


O tempo é redondo

Graças à exactidão do calendário, o mais perfeito entre os povos mesoamericanos, os maias eram capazes de organizar suas actividades quotidianas e registar simultaneamente a passagem do tempo, historiando os acontecimentos políticos e religiosos que consideravam cruciais.

Entre os maias, um dia qualquer pertence a uma quantidade maior de ciclos do que no calendário ocidental. O ano astronómico de 365 dias, denominado Haab, era acrescentado ao ano sagrado de 260 dias chamado Tzolkin. Este último regia a vida da “gente inferior”, as cerimónias religiosas e a organização das tarefas agrícolas.

O ano Haab, e o ano Tzolkin formavam ciclos, ao estilo de nossas décadas ou séculos, mas contados de vinte em vinte, ou integrados por cinquenta e dois anos.

Eles estabeleceram um “dia zero”, que segundo os cientistas corresponde a 12 de Agosto de 3113 a.C. Não se sabe o que aconteceu, mas provavelmente esta se trata de uma data mítica.

A partir deste dia os ciclos se repetiam. Entretanto, a repetição dominava a linearidade. Podiam acontecer coisas diferentes nas datas anteriores de cada período de vinte ou cinquenta e dois anos, mas cada sequência era exactamente igual à outra, passada ou futura.

Assim diz o Livro de Chilam Balam: “Treze vezes vinte anos, e depois sempre voltará a começar”. A repetição cria problemas para traduzir as datas maias ao nosso calendário, já que fica muito difícil identificar fatos parecidos de sequências diferentes. A invasão tolteca do século X se confunde nas crónicas maias com a invasão espanhola que ocorreu 500 anos depois.

Por isso, os livros sagrados dos maias eram simultaneamente textos de história e de predição do futuro. Na perspectiva maia, passado, presente e futuro estão em uma mesma dimensão.

Por outro lado, os historiadores contemporâneos recorrem às profecias maias para conhecer episódios do passado desta sociedade, com a profecia se expressando como uma forma de memória.

9 comentários:

Rodrigo D. P. disse...

Olá a todos acho este calendário maia muito importante pois os maias foram uma grande civilização do seu tempo.

Rodrigo Serrano 6ºc

Gonçalo Duque disse...

Olá...
Na minha opinião, o calendário dos maias é muito importante porque eles conseguiram prever alguns acontecimentos que até hoje se realizaram.

Gonçalo Duque 6ºG

Anónimo disse...

Olá eu acho que eate calendário é muito intersante porque é muito diferente do nosso.


Ana Raquel, 6ºC

Guilherme disse...

Na minha opinião, o calendário Maia é muito importante pois ele prevê acontecimentos que ainda hoje acontecem.






Guilherme V. Nº15 6ºG

Guilherme disse...

eu acho que o calendario maia é muito importante pois prevê coisas do futuro.





Guilherme V. Nº15 6ºG

lucasdraque disse...

Este calendário é importante para se conhecer melhor a civilização Maia.

Lucas Draque 6ºG

Anónimo disse...

ola a todos, calendário maia era muito importante par os maias nos tempos, mas a nós não é tanto.gostaria de ter um calendário desses porque já vi que é muito interessante.




Cláudia Carvalho 6ºc

claudia carvalho disse...

ola a todos, queria dizer que gostei deste calendário e achei muito interessante, e também aprendi que o calendário é importante para os maias.





Cláudia Carvalho 6ºc

Rita Reis disse...

Olá, eu acho este calendário bastante interessante pois os Maias foram uma grande civilização e para além disso o calendário ainda é utilizado.

Rita Reis 6ºC