Não é todos os dias que vemos dois países tão distantes entre si – pelo menos geograficamente –, como Portugal e a Tailândia, assinalarem os 500 anos do primeiro contacto, especialmente se tivermos em conta que os primórdios do relacionamento entre ocidentais e asiáticos nem sempre gozam dos favores das historiografias locais. Só que as relações tecidas entre Portugal e a Tailândia, o então o reino do Sião, foram, a todos os títulos, peculiares ao longo dos séculos.
O que se está então concretamente a comemorar? Muito simplesmente «a chegada de Duarte Fernandes, enviado de Afonso de Albuquerque, durante o cerco a Malaca, à corte do rei Rama Tibhodi II», em Ayutthaya (a capital à época), diz Luísa Dutra, responsável pelo Centro Cultural Português/Instituto Camões (CCP/IC) em Banguecoque, entidade que tem estado empenhada, desde novembro – quando da passagem pela cidade do navio-escola Sagres, visitado por 20 mil tailandeses em 5 dias –, nas comemorações, organizadas com as autoridades tailandesas.
Procure outros sítios curiosos
quarta-feira, junho 08, 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
OvenAcho interessante que dois paises tao distantes tenham sido "amigos"(aliados) e... estarem... tão longe.
Eu acho esta aliança muito importante porque penso e questiono-me como podem dois países tão distantes terem uma aliança de meio milénio.
Cátia Sofia Santos, nº8, 6ºG
Enviar um comentário