D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quarta-feira, setembro 17, 2008

BRASIL - A GRANDE VIRAGEM


O Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Álvares Cabral; porém só em 1808, com a chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro,- acontecimento único na História da Humanidade, pois nunca uma corte europeia tinha atravessado um ocenao para ir viver e governar o reino a partir de uma colónia - o Brasil surgiu como país.
Até 1807, O Brasil era visto como uma enorme fazenda, onde Portugal colhia os produtos que precisava. Estava organizado em diferentes províncias, praticamente, sem qualquer contacto entre si, porque não havia estradas nem meios de comunicação nem qualquer comércio.
O Brasil só podia comerciar com Portugal; não podia fabricar nada pois tudo era comprado em Portugal ou por intermédio de Portugal.
Com a chegada da Família Real iniciaram-se as grandes mudanças.Ao longo dos 13 anos da sua presença no território,O Brasil deixou de ser uma colónia atrasad, proibida e ignorante. Tornou-se um país independente, abriu o comércio e a indústria de manufacturas ao exterior.
Alguns historiadores brasileiros pensam que se estes acontecimentos não tivessem ocorrido, talvez o Brasil se tivesse fragmentado e, hoje, exisitriam vários países mais pequenos (como aconteceu com as colónias espanholas na América) em vez de um vasto território.

Sem comentários: