D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, setembro 16, 2008

ACONTECEU EM...


16 de Setembro de 1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo recebeu de D. José I o título de Marquês de Pombal.
Sebastião José de Carvalho e Melo foi um ministro do rei D. José I, o mais notável estadista do seu tempo, não só de Portugal como de toda a Europa. Era um homem enérgico, decidido, brioso, de figura simpática.As medidas que tomou ápós o terramoto de 1 de Novembro de 1755 estiverm na origem do seu grande poder.
A sua energia produzira uma impressão profundíssima no rei D. José, que desde aquela data depositou no seu ministro uma confiança cega. Nos primeiros meses que se seguiram à grande catástrofe, Lisboa assisitu a numerosos roubos e assaltos. Para resolver o problema, Sebastião de Carvalho mandou levantar forcas bem altas, onde expôs mais de 100 cadáveres, o que fez reduzir drásticamente aquele crime. O rei admirava estas iniciativas e decisões. A partir daí, seguia em tudo as ordens do seu ministro. Para lhe obedecer, deu o exemplo de andar vestido de briche nacional.
As reformas que levou a cabo num período de 10 anos, renovaram, inteiramente, a face de Portugal e lançaram-no por um caminho de progresso, que colocou o país a par das nações mais adiantadas: reorganizou o exército; construíram-se navios que fortaleceram a nossa marinha; protegeu e favoreceu o comércio, a indústria e a agricultura. Uma das grandes glórias do Marquês de Pombal foi o imenso impulso que deu à instrução popular. Esta reforma da instrução pública, a mais importante que tivemos, valeu ao nosso grande ministro a admiração e o respeito da Europa.Também a sua política estrangeira foi sempre um modelo de firmeza e de habilidade.

2 comentários:

carlos disse...

Ola, eu nao percebo metade das coisas aqui escritas, por favor expliqem melhor!
sff.

Patricia Sobral disse...

Desculpem, eu tmb nao percebi muito bem!