D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quarta-feira, março 22, 2006

Rasgado, despedaçado, os olhos em fogo...

Hoje foi dia do Concurso “O melhor contador de histórias da História”, na Escola D. Pedro IV - Queluz . Um dos alunos contou a lenda do decepado. ( Poderás também ouvir contá-la por ocasião das comemorações do Dia do Patrono, a 28 de Abril, na sala dos Contadores de histórias da História, se pertenceres à comunidade educativa da Escola ou se tiveres autorização do Conselho Executivo para poderes entrar...)
Na visita de estudo que fizemos recentemente ao Palácio da Pena, em Sintra, um dos guias mostrou-nos um quadro que lá está exposto, e que representa o decepado, em plena batalha. Ele disse aos alunos que significava o máximo do amor à pátria, não só de portugueses, mas de todos os povos!
Hoje vi, no Portal da História, que a imagem da semana é a do decepado, ilustrado num cromo (no sentido literal, entenda-se…) de uma “colecção de 204 cromos representativos dos feitos e acontecimentos mais notáveis desde os antecedentes da fundação até aos tempos actuais”.
O texto que acompanhava o cromo era o seguinte:
«No reinado de D. Afonso V feriu-se a batalha de Toro, entre Portugueses e Castelhanos. O nosso rei julgava-se com direito à coroa de Castela, pelo seu noivado com a filha de Henrique IV. Os Castelhanos venceram os Portugueses, numa luta renhida, em que se distinguiu D. Duarte de Almeida, que só largou a bandeira quando lhe deceparam os dois braços».
A batalha de Toro travou-se em 1476.
http://www.arqnet.pt/portal/imagemsemanal/marco0401.html

e ainda…
parece que Duarte de Almeida, mesmo depois das duas mãos decepadas, ainda agarrou, com os dentes, o estandarte real!!!
Lê a história em:
http://www.arqnet.pt/dicionario/almeidaduarte2.html

2 comentários:

Espada Xim disse...

Sempre em cima do acontecimento!

Foi realmente dia dos contadores de histórias... Uma das histórias contadas foi realmente a do decepado... Uma história sangrenta! Será por isso que foi escolhida por BloodyMary? Quem sbe?

Sação disse...

Eu cá gosto muito da história do Decepado, vinha num dos meus livros da escola primária, juntamente com aquela do Gonçalo Nunes: " Sabes tu, Gonçalo Nunes, de quem é este castelo...?"