D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, março 25, 2006

De lenço na cabeça


Certamente toda a gente já viu as senhoras mais velhas usarem um lenço a tapar a cabeça. Pois bem, esta tradição remonta à época de D. João VI. Quando ele e a sua mulher, D. Carlota Joaquina, fugiram para o Brasil, o barco sofreu uma praga de piolhos, o que obrigou a futura rainha a rapar o cabelo.
Mas como princesa que se preze não podia andar de cabelo rapado, D. Carlota Joaquina passou a usar lenços a cobrir-lhe a cabeça, tendo desembarcado assim no Brasil, o que causou grande estranheza aos habitantes daquele território.
Foi assim que nasceu a moda do lenço na cabeça.

Esta curiosidade foi contada pelo guia dos Serviços Educativos do Palácio/Convento de Mafra, durante a visita de estudo do 8ºA e do 8ºB, no dia 17 de Março.

Curiosidade da autoria de Maria João Tavares, 8ºA

3 comentários:

Espada Xim disse...

Em http://portugraal.blogspot.com/2006/02/e-agora-uma-coisa-completamente.html fala-se do livro de Patrick Wilcken, Império à Deriva. A este respeito diz-se: " O livro relata-nos os acontecimentos que ocorreram na altura da partida da família real portuguesa para o Brasil em 1808 e no seu regresso em 1821, 13 anos depois. Um dos episódios relatados foi o da carradinha de piolhos que infestou o barco onde viajava D. Carlota Joaquina acabando a Raínha e suas acompanhantes por desembarcarem em S. Salvador da Bahia com as cabeças completamente rapadas. (...) o que tornou o acontecimento inesquecível é o facto de o traje das Baianas conservar até aos nossos dias um pequeno, mas determinante, apontamento que evoca esses tempos de outrora: o lenço na cabeça."

guilhotina disse...

"...O que é que a baiana tem, tem lenço na cabeça tem..."
Por acaso estou a preparar uma curiosidade que tem por base uma informação que li nesse livro.

Anónimo disse...

Está muito fixe!!! Continua Maria João.