D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sexta-feira, janeiro 16, 2009

LINHAS DE TORRES VEDRAS

O duque de Wellington manda edificar as Linhas de Torres Vedras, considerado o mais eficiente sistema de fortificações de campo da História militar, com cerca de 80 km no seu conjunto e 152 fortificações, guarnecidas com 600 peças de artilharia. Este sistema defensivo constituía uma tripla linha de refúgios de alvenaria, que reforçavam os obstáculos naturais do terreno, formando uma barreira demarcada pelo oceano Atlântico e pelo rio Tejo. A primeira linha de46 Km, ligava Alhandra à foz do rio Sizandro (T. Vedras). A segunda linha foi construída a cerca de 13 Km a Sul da primeira, tinha uma extensão de 39 Km e ligava o Forte da Casa a Ribamar. A terceira linha construída a cerca de 40 km a Sul da segunda tinha uma extensão de 3 km, ligava Paço de Arcos à Torre da Junqueira, constituía o perímetro defensivo da praia de embarque do forte de S. Julião da Barra. Ainda foi levantada uma 4.ª linha na península de Setúbal para evitar a aproximação do exército francês pelo Sul.

Forte de Alqueidão onde se localizava o posto de comando das Linhas, por ser o ponto mais alto de todo o sistema defensivo.

A construção das Linhas ocupou cerca de 150.000 camponeses, recrutados numa área de 64 Km à volta das Linhas. Os trabalhos foram dirigidos por 18 oficiais e 150 sargentos britânicos e o seu custo rondou as 100.000 libras, constituindo um dos investimentos mais baratos de toda a História Militar. Esta grande obra deve-se à população estremenha que, durante um ano, abandonou as suas terras e se empenhou na sua construção, respeitando, colaborando e obedecendo às tropas britânicas.
Defendiam estas Linhas 36.000 portugueses, 35.000 britânicos, 8.000 espanhóis e cerca de 60.000 homens de tropas portuguesas não regulares.

In http://www.cm-tvedras.pt/visitar/monumentos/linhas-torres-vedras/; http://www.cm-loures.pt/m_FactosHistoricos5.asp; http://www.geocities.com/atoleiros/invasoes.htm

Curiosidade recolhia por Guilherme Cardoso, 6.ºE

Sem comentários: