D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, janeiro 11, 2009

A CARAVELA DE BARTOLOMEU DIAS FOI ENCONTRADA?

Caravela de Bartolomeu Dias pode ter sido encontrada?
Em 30 de Abril de 2008, foi anunciada a descoberta de um navio naufragado ao largo da Namíbia que, de acordo com as primeiras investigações, poderá ser a caravela de Bartolomeu Dias.
Segundo as investigações, trata-se de uma embarcação portuguesa que terá naufragado há cerca de quinhentos anos nas águas daquele país africano.
O navio foi encontrado no dia 1 de Abril por uma empresa de diamantes da Namíbia, quando realizava operações de prospecção no Oceano Atlântico, que detectou vestígios de três canhões de bronze e de barras de cobre.
Dentro do barco foi encontrado um tesouro - toneladas de cobre, serviços de mesa de loiça, canhões de bronze, presas de elefante, vários instrumentos de navegação e milhares de moedas de ouro espanholas e portuguesas datadas dos anos de 1400 e 1500.
Na imagem: uma moeda de ouro denominada "português"cunhada a partir de Outubro de 1525, reinado de D. João III, uma das mais prestigiantes da época equivalente a dez cruzados de ouro e três moedas de prata portuguesa, encontradas nos destroços da embarcação naufragada.

Um dos arqueólogos afirmou que os canhões são espanhóis, que há vestígios humanos e ornamentos ligados à realeza, considerando poder tratar-se de caravela com que Bartolomeu Dias naufragou ao largo do Cabo da Boa Esperança, no ano de 1500.
Esta descoberta tornou-se numa das maiores de sempre no domínio da arqueologia subaquática.
O Governo português foi contactado por esta empresa no sentido de enviar uma equipa de peritos para mais investigações.
Os achados subaquáticos estão protegidos pela Convenção da UNESCO sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático, de 02 de Novembro de 2001, que Portugal ratificou.
In http://www.mega.fm/detalhe.aspx?act=245504

Sem comentários: