D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, novembro 15, 2008

A GUERRA DOS EMBOADAS

Nos princípios do século XVIII, espalharam-se pelo Brasil e por Portugal notícias sobre as grandes reservas de ouro descobertas pelos bandeirantes paulistas na região de Minas Gerais, o que provocou grandes movimentos de pessoas que se aventuravam na procura dessas riquezas.
Estes bandeirantes reclamaram para si a exclusividade da exploração de ouro,o que desencadeou vários confliots armados nesta região com os estrangeiros - baianos e portugueses. Aos estrangeiros chamavam "emboadas" (nome tupi, que significa aves pernaltas) por usarem botas de cano alto. O dirigente dos Emboadas era o português Manuel Nunes Vieira.
Os bandeirantes paulistas dirigidos por Manuel de Borba Gato, sofreram muitas derrotas e perderam várias minas. Isto fez com que os paulistas se virassem para a região oeste onde,anos mais tarde, descobririam novas jazidas de ouro nos atuais estados do Mato Grosso e Goiás.
Depois desta guerra, S. Paulo é elevado de vila a cidade e a região de Minas Gerais passou a ser administrada e controlada por Portugal, tendo o rei regulamentado a repartição da exploração por paulistas e estrangeiros e exigido a cobrança de 1/5 sobre as riquezas exploradas.
in http://www.brasilescola.com/historiab/guerra-dos-emboadas.htm
Curiosidade recolhida pelo aluno João Caparica, 6.º B

Sem comentários: