D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, novembro 08, 2008

DUQUESA DE MÂNTUA


Margarida de Sabóia era o verdadeiro nome da Duquesa de Mântua, neta do rei Filipe II de Espanha e prima de Filipe IV, foi nomeda vice-rainha de Portugal pelo conde-duque de Olivares, cargo que exerceu durante seis anos.
Durante o seu governo, o país sente-se cada vez mais humilhado e empobrecido perante o aumento e lançamento de mais e mais impostos necessários a Espanha, envolvida na Guerra dos Trinta Anos. Os portugueses desesperados, fartos de pagar impostos para os cofres de Espanha e serem tratados como povo de 2ª,principiam os motins. Em Évora começam a aparecer incitamentos à revolta, assinados pelo Manuelinho de Évora.
Em Outubro de 1640, iniciam-se as movimentações para pôr fim ao domínio filipino.
No dia 1.º de Dezembro, os fidalgos invadem o paço. D. Antão de Almada e D. Carlos de Noronha vão ter com a Duquesa de Mântua e dizem-lhe que Portugal não reconhece outro rei senão D. João IV. A vice-rainha tentou impor-se, mas D. Antão de Almada convenceu-a a aceitar a decisão e a sair dali. Altivamente, a Duquesa perguntou-lhe: "manda-me sair a mim? E de que maneira?
Carlos de Noronha respondeu-lhe: "Obrigando Vossa Alteza a que, se não quiser sair por aquela porta, tenha de sair pela janela." Em 1640, na sequência da Restauração, Margarida de Sabóia, Duquesa de Mântua, foi encarcerada no Convento de Santos-o-Novo.
Fontes de informação: http://www.parlamento.pt/VisitaVirtual/Paginas/BiogDuquesadeMantua
http://wikipedia.pt;
http://revelarlx.cm-lisboa.pt/gca/?id=832
Curiosidade recolhida por Ricardo Oliveira, 6.º E

Portugal inteiro aderiu à revolta e as armas espanholas foram derrubadas

Sem comentários: