O Nobel é um prémio internacional entregue anualmente às pessoas que mais se distinguiram na área da Química, da Física, da Medicina, da Literatura e da Paz Mundial.
Foi entregue pela primeira vez em 1901, quando finalmente se pôs em prática aquilo que era pedido pelo químico sueco Alfred Nobel no seu testamento.
Foi entregue pela primeira vez em 1901, quando finalmente se pôs em prática aquilo que era pedido pelo químico sueco Alfred Nobel no seu testamento.
E em que consiste o prémio?
O prémio consiste numa enorme quantidade de dinheiro.
Esse dinheiro provém dos lucros que a enorme fortuna de Alfred Nobel que é gerida pela Fundação Nobel. Todos os anos dividem esse dinheiro em cinco partes e distribuem-no pelos vencedores do prémio.
Os vencedores dos primeiros quatro prémios são escolhidos por especialistas suecos em cada uma das áreas.
Por seu turno, o mais conhecido, o Prémio Nobel da Paz, é atribuído por uma comissão do parlamento norueguês.
No seu testamento, Nobel refere que «...não se deve ter em conta a nacionalidade dos candidatos, quem deverá receber o prémio é o mais digno, independentemente se é escandinavo ou não».Por isso qualquer pessoa no mundo o pode receber.
O primeiro Nobel da Paz foi concedido em 1901 e dividido entre duas pessoas, o suíço Henri Dunant, que fundou a Cruz Vermelha, e o francês Frédéric Passy, criador da Sociedade Francesa Para a Paz.
O testamento de Nobel dizia ainda que os prémios deveriam ser distribuídos da seguinte forma:
- «...uma parte para a pessoa que tenha realizado o descobrimento ou o invento mais importante no campo da Física;»- «uma parte à pessoa que tenha realizado o descobrimento ou melhoramento mais importante em Química;»- «uma parte para a pessoa que tenha realizado o descobrimento mais importante no domínio da Fisiologia ou Medicina;»- «uma parte para a pessoa que tenha produzido, no campo da Literatura, a obra mais notável de tendência idealista;»- «e uma parte para a pessoa que tenha levado a cabo o maior ou melhor trabalho em favor da fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela celebração e fomento de congressos pela Paz».
Os Prémios Nobel de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e o prémio de Economia são formalmente entregues pelo rei sueco, numa cerimónia no Palácio de Concertos de Estocolmo, no dia 10 de Dezembro - o aniversário da morte de Alfred Nobel.
Ramos Horta e D. Ximenes Belo receberam o Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho em Timor-Leste.
A entrega do Prémio Nobel da Paz tem lugar, no mesmo dia, na Câmara Municipal de Oslo, na Noruega.
Cada premiado recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel. A importância do prémio, varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano.
Nasceu assim o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.
Sabias que apenas dois portugueses receberam prémios Nobel?
Egas Moniz - Prémio Nobel da Medicina em 1949 e José Saramago - Prémio Nobel da Literatura em 1998.
Sem comentários:
Enviar um comentário