D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, fevereiro 15, 2009

FONTISMO

Sabias que … se chama Fontismo à política de promoção das obras públicas da responsabilidade de Fontes Pereira de Melo, um dos principais políticos portugueses da segunda metade do século XIX. Durante os seus ministérios aumentou o número de estradas, construiu o primeiro troço dos caminhos-de-ferro, que ligava Lisboa ao Carregado, iniciou a construção de outros dois caminhos-de-ferro (Vendas Novas e Sintra) e montou a primeira linha telegráfica. Além destas obras, iniciou a revolução dos transportes e das comunicações inaugurando carreiras regulares de barcos a vapor, os serviços postais e as redes telefónicas.
Ais tarde, no prosseguimento da sua política de “melhoramentos materiais”, ordenou a construção e exploração do caminho de ferro do Barreiro à Mexolheira, a construção da linha férrea do porto à Galiza, a aprovação do contrato de navegação para o Algarve e a construção de um cais, de docas e do caminho-de-ferro marginal do Tejo; abriu concurso para a construção dos caminhos-de-ferro da Beira-Baixa e de Mirandela e para a navegação a vapor no rio Sado entre Setúbal e Alcácer do Sal.

1 comentário:

Luiz Santos disse...

Caros Amigos de Portugal...
Gostaria de parabenizá-los pelo belo blog com informações muito preciosas sobre a história de Portugal.

Um agradecimento especial para Maria da Ponte pelo comentário no meu blog.. fico muito grato!

Esse texto sobre o Fontismo me fez lembrar do Barão de Mauá, que iniciou a industrialização no Brasil durante o Segundo Reinado (D. Pedro II). Ele construiu estradas de ferro e instalou várias indústrias, levando uma idéia de progresso para o Brasil.

Abraço!