D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, maio 09, 2006

"Sangue azul"



Na Idade Média, blasfemar era um pecado mortal e, os camponeses, jamais se arriscavam a nele incorrer. Os senhores feudais, porém, costumavam fazê-lo sem o menor escrúpulo, até ao dia em que certo jesuíta, favorito do rei, lhes proibiu empregar o nome de Deus em suas blasfémias predilectas. Eles contornavam essa dificuldade substituindo “Deus” por “Azul”.
E , assim, essas imprecações foram-se modificando:

Par la mort de Dieu (pela morte de Deus) passou a ser Morbleu;Sacré Dieu (Santo Deus) passou a ser Sacrebleu;Par le sang de Dieu (Pelo sangue de Deus), Palsembleu, etc...


A criadagem, que ouvia essas imprecações, retinha apenas o final, ou seja, Sang Bleu, sangue azul. O uso dessa blasfémia era privilégio da nobreza. Então, para distinguir um nobre de um plebeu, os criados costumavam dizer: "Esse é um sangue-azul!".
http://www.imasters.com.br/artigo/3361
(esta informação foi integralmente transcrita do site transcrito, tendo sido apenas feitas algumas correcções gramaticais, ortográficas e sintácticas). Poderemos então sintetizar que “ sangue azul” se tornou sinal de nobreza e de privilégio. Vide foto que ilustra bem essa situação de “ favorecido”… O camponês como “animal de carga” para nobres e religiosos, mantêm-se ainda no século XIX e grande parte do século XX….
Doença azul ou sangue azul tem também a ver com uma situação clínica em que o indivíduo revela, numa parte do corpo, veias de coloração azul, devido à fraca oxigenação dessa zona. Parece ser também uma expressão popular.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php

2 comentários:

Espada Xim disse...

Ora bem: só neste blog é que existe tamanha diversidade cultural. Um monge místico, um espada xim do povo, duas rainhas de sangue muito azul e uma guilhotina que não olha à cor do sangue, nem a grupos sociais e corta qualquer cabecita (ver cesto)!
Mas é bom saber que há sangue de várias cores...

Anónimo disse...

isto quer dizer que a criadagem usava o sangue azul para saber se eram nobres ou pobres. e eu acho que isso do sangue ser azul nao existe só existe vermelho penso eu nao e?????????