D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quinta-feira, maio 25, 2006

Costumes “ insólitos”?
Talvez para nós, hoje…
Judicum feretri, judicum cruentationis
Ou ,mais vulgarmente, “ prova do círculo”.

Ainda o sangue… O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigénio e nutrientes a todos os órgãos. Apesar da evolução científica, somente o homem pode fabricá-lo. Ele constituiu-se como elemento fundamental das representações ao longo de toda a História.

(Na Idade Média) ” …reconhecia-se em geral a força punitiva do sangue e sua efusão podia vir a ser admitida como prova em determinados processos. Tal prática consistia na exposição pública do acusado diante do cadáver da vítima, dentro de um círculo: se algum sangue escorresse do cadáver após ter sido tocado pelo acusado a manifestação era considerada indício de culpa. Tratava-se pois, de uma exemplo de “ justiça imanente” pela qual a vontade divina estabelecia a verdade e o direito. Esta concepção orientava a realização das provas por “ juízos de Deus” conhecidas pelo nome genérico de ordálias vigentes oficialmente até ao século XIII e subsistentes até pelo menos o século XVII (PLATELLE, 1974; BARTHÉLEMY, 1988; GRIPPARI, 1987).”
In
http://www.brathair.com/Revista/N6/sangue_arturiano.pdf
Outros " Juízos de Deus" eram vulgarmente utilizados para fazerem prova de inocência ou culpabilidade do acusado, como a prova da água ou a prova do fogo (ver figura). Consistiam em expor-se o corpo do acusado a um daqueles elementos o tempo geralmente tido como suficiente para lhe causar a morte. Se sobrevivesse era inocente, claro!...

Sem comentários: