D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quarta-feira, abril 19, 2006

Massacre de Judeus em Lisboa



Transcrição:
“Da Contenda Cristã, que Recentemente Teve Lugar em Lisboa, Capital de Portugal, Entre Cristãos e Cristãos-Novos ou Judeus, Por Causa do Deus Crucificado”.
Panfleto anónimo, com apenas seis folhas, impresso na Alemanha (presumivelmente poucos meses depois do massacre de Lisboa). O “progrom” de 1506 contra os judeus de Lisboa é descrito em detalhe e as matanças contadas ao pormenor por uma testemunha ocular. A gravura do frontispício mostra os corpos mutilados e envoltos em chamas de dois judeus portugueses, dois irmãos, os primeiros a morrer num massacre que vitimou mais de 4 mil pessoas.(A gravura original encontra-se na Houghton Library, na Universidade de Harvard).

No "pogrom" de Lisboa de 19 de Abril de 1506, durante o reinado do Rei Manuel I de Portugal, um "cristão-novo" (judeu obrigado a converter-se ao catolicismo sob pena de morte) expressa as suas dúvidas sobre as visões milagrosas na Igreja de S. Domingos em Lisboa. Como consequência, cerca de 4000 judeus, homens, mulheres e crianças, foram massacrados pela população católica, incitados por frades dominicanos. Os judeus foram acusados entre outros "males", de deicídio e de serem a causa da profunda seca que assolava o país. A matança durou três dias.

(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Lisboa)

Até onde pode levar o fanatismo e a intolerância religiosa!…Uma das descrições da matança foi feita pelo cronista Garcia de Resende na “Miscelânea”:

"Vi que em Lisboa se alçaram/povo baixo e vilãos/contra os novos cristãos/mais de quatro mil mataram/dos que houveram nas mãos. /Uns deles vivos queimaram, /meninos despedaçaram, /fizeram grandes cruezas, /grandes roubos e vilezas, /em todos quanto acharam".

e ainda...
“..a uns quatro mil deles passaram-nos a golpe de espada e colocaram a mão nos despojos; violaram as suas meninas e donzelas e as suas mulheres…uma mulher matou um dos monges que a tentou violar, com o instrumento que levava na mão.”
in: Yosef Ha-Kohen, El valle del LLanto.
Informação do Jornal O Público,em 16 de Abril de 2006
E ainda...
Ligação gentilmente cedida por Espada Xim sobre o tema:



1 comentário:

Espada Xim disse...

Ora aqui está um post importante, que nos alerta para os perigos da intolerância, religiosa ou outra!