D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, janeiro 28, 2006

O urso e o Presidente


Theodore (Teddy) Roosevelt foi o 26º Presidente dos Estados Unidos da América, entre 1901 e 1909. Em 1902, quando se encontrava no Mississsipi ajudando a resolver uma disputa de territórios entre aquele estado e o da Louisiana, foi organizada uma caçada em sua honra, durante a qual o Presidente se recusou a matar, por considerar cruel e anti-desportista, um urso preto que tinha sido atado a uma árvore.
No dia seguinte, Clifford Barryman, cartoonista do jornal “Washington Post”, editou um cartoon do incidente na primeira página do jornal: Barryman desenhou Roosevelt com a sua arma, de costas para o urso e gesticulando a sua recusa de matar o animal. Escrito em baixo do cartoon estava “Desenhando a linha no Mississippi", numa referência à questão territorial que o Presidente tentava resolver.

Este cartoon atraiu a atenção do dono
de uma loja em Brooklyn, Morris Michtom, que pôs na montra dois ursos de feltro feitos pela sua mulher, Rose, com botões de sapatos castanhos no sítio dos olhos. Michtom reconheceu logo a popularidade do novo brinquedo, pelo que pediu a Roosevelt para dar aos ursos o nome de “Teddy's Bear” (o urso do Teddy), ao que o Presidente deu permissão.
O novo brinquedo tornou-se um sucesso, pelo que Michtom decidiu alargar o negócio, montando uma empresa com o nome de “Ideal Novelty and Toy Corporation", que produzia os famosos ursos, razão pela qual um urso de peluche é muitas vezes designado por "teddy bear".

Curiosidade da autoria de Edgar Marques, do 9ºA, da Escola E.B. 2,3 D. Pedro IV, Queluz.

Fontes: http://www.inventors.about.com

www.theodoreroosevelt.org

2 comentários:

Vitor disse...

Não sou Inglês, nem Americano, mas sempre me perguntei de onde vinha o Teddy Bear. Porquê Teddy? Por que não outro nome qualquer? Agora já percebi, Curiosidades da História é para isso mesmo, não é??
Obrigado,
Vitor

Espada Xim disse...

Mais uma que não sabia| O que se aprende na escola, com os alunos e as professoras cortantes.