Procure outros sítios curiosos
domingo, outubro 20, 2013
Novas descobertas - o hábito do palito
Um novo estudo levado a cabo pelo Instituto Catalão de Paleontologia Humana e Evolução Social (IPHES), com sede em Tarragona - Espanha, em colaboração coma Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) dá conta de que o homem de Neandertal usava palitos para acalmar a dor provocada por problemas da boca, como a inflamação das gengivas. Este hábito de eliminar os restos de comida dos dentes com um palito está já há muito associado ao gémero "homo", tendo sido inclusivamente já sido documentado o seu usos em dentes do "Homo Habilis", que viveu entre 1,9 e 1,6 milhões de anos.
A nova investigação, baseada em restos fósseis de um Neandertal, demonstra que este hominídeo usava os palitos de dentes com outro objetivo: acalmar a dor causada por algumas doenças da boca, nomeadamente a inflamação das gengivas. O fóssil no qual foi observada esta patologia foi encontrado em Valência e, ainda que a sua cronologia não seja muito clara, confirma-se que se trata de um Neandertal que viveu há entre 150.000 e 50.000 mil anos.
A investigação relaciona as marcas de palitos nos molares do Neandertal com a doença periodontal (inflamação das gengivas), uma vez que o fóssil analisado apresentava porosidade nos maxilares e perda de osso, ambos sintomas característicos da deterioração causada por essa doença. Este caso configura-se como o mais antigo tratamento paliativo com este objeto - o palito.
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3482542
Etiquetas:
hábitos,
Homem de Neanderthal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário