D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, setembro 18, 2011

Grandes inventos - Balão Montgolfier


Os irmãos Joseph Michel Montgolfier e Jaques Étienme Montgolfier foram os inventores do 1.º balão tripulado no ano de 1783.

Eram filhos de um fabricante de papel (proprietário da fábrica Canson, ainda hoje uma das companhias mais tradicionais e modernas do mundo). Segundo consta, quando os irmãos brincavam com um saco de papel aberto invertido sobre o fogo, repararam que o saco flutuava. Com isso, descobriram que poderiam finalmente realizar o grande sonho da humanidade, o de voar. Fizeram várias experiências com diversos materiais até construírem um balão prático.

No dia 5 de junho de 1783, exibiram publicamente um balão com 32 m de circunferência, feito de linho, que foi enchido com fumo de uma fogueira de palha seca. O balão elevou-se do chão cerca de 300 m, durante cerca de 10 minutos voando uma distância de aproximadamente 3 quilómetros.

No dia 19 de setembro de 1783, perante o Rei Luis XVI e a Rainha Maria Antonieta, Joseph Montgolfier repetiu a sua experiência; o balão voou por 25 minutos com criaturas vivas a bordo: uma ovelha, um galo e um pato.

Sem comentários: