D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sexta-feira, maio 27, 2011

Mosteiro da Batalha


O Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, é desde 2007 classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e a em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal. Situa-se na Batalha, e foi mandado edificar por D. João I – Mestre de Avis, servindo este de agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota e de panteão régio. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória é considerado uma jóia arquitectónica Portuguesa, assim como também o símbolo da Dinastia de Avis. Os trabalhos de construção do mosteiro dominicano iniciaram-se em 1388 pela mão do mestre Afonso Domingues, sendo que duraram ao longo de dois séculos, até 1517, e passaram pelo reinado de 7 reis de Portugal. O mesmo é um exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou como outros lhe chamam, estilo manuelino.

9 comentários:

Anónimo disse...

OH...Não sabia que o Mosteiro da Batalha era Património da humanidade.
Bem mas já sabia que era uma das"7 maravilhas de Portugal" e o seu deseign é único...

beatrizrezio disse...

Sim,realmente o mosteiro da batalha é lindo, eu já lá estive e fiquei encantada.
No entanto, é incrivel conseguir durar tanto tempo.
Beatriz nº6 5ºE

João Meirinho disse...

Olá boa tarde! Com este post percebi que o mosteiro da batalha é um dos monumentos mais importantes de Portugal e por isso mesmo é património da humanidade!
Fiquei com curiosidade de o visitar.

João Meirinho 6º G

Anónimo disse...

No arranque das obras do Mosteiro da Batalha foi construído um pequeno templo, cujos vestígios eram ainda visíveis no princípio do século XIX. Era nesta edificação ― Santa Maria-a-Velha, também conhecida por Igreja Velha ― que se celebrava missa, dando apoio aos operários do estaleiro. Tratava-se de uma obra pobre, feita com escassos recursos.

Em traços esquemáticos conhece-se a evolução do estaleiro propriamente dito e o grau de avanço das obras. Sabe-se que ao projecto inicial corresponde a igreja, o claustro e as dependências monásticas inerentes, como a Sala do Capítulo, sacristia, refeitório e anexos. É um modelo que se assemelha ao adoptado, em termos de orgânica interna, pelo grande mosteiro alcobacense.

A capela do Fundador, capela funerária, foi acrescentada a este projecto inicial pelo próprio rei D. João I, o mesmo acontecendo com a rotunda funerária conhecida por Capelas Imperfeitas, da iniciativa do rei D. Duarte.

O claustro menor e dependências adjacentes, ficaria a dever-se à iniciativa de D. Afonso V, sendo de notar o desinteresse de D. João II pela edificação. Voltaria a receber os favores reais com D. Manuel, mas somente até 1516-1517, ou seja, ate à sua decisão em favorecer decididamente a fábrica do Mosteiro dos Jerónimos.

O Mosteiro foi restaurado no Século XIX, sob a direcção de Luís Mouzinho de Albuquerque, de acordo com a traça de Thomas Pitt, viajante inglês que estivera em Portugal nos fins do Século XVIII, e que dera a conhecer por toda a Europa o mosteiro através das suas gravuras. Neste restauro, o Mosteiro sofreu transformações mais ou menos profundas, designadamente pela destruição de dois claustros, junto das Capelas Imperfeitas e, num quadro de extinção das ordens religiosas em Portugal, pela remoção total dos símbolos religiosos, procurando tornar o Mosteiro num símbolo glorioso da Dinastia de Avis e, sobretudo, da sua primeira geração (a dita Ínclita Geração de Camões). Data dessa altura a actual configuração da Capela do Fundador e a vulgarização do termo Mosteiro da Batalha (celebrando Aljubarrota) em detrimento de Santa Maria da Vitória, numa tentativa de erradicar definitivamente as designações que lembrassem o passado religioso do edifício.

Guilherme disse...

Ao ler este texto aprendi que: o mosteiro é património da humanidade e que se chama mosteiro de Santa Maria da Vitória.

Guilherme Guerreiro 6ºG

Simão Correia 6ºC disse...

Gosto muito deste texto pois tenho muita curiosidade sobre o Mosteiro da Batalha.E desde pequeno, desde aquelas bases pequenas de História do 4ºano que me interesso muito, tenho muitos livros da antiga história, desde pequenos livros, a enciclopédias.Gosto muito destes tipos de texto. =)

Simão Correia 6ºC disse...

Gosto muito deste texto.Pois desde pequeno, desde aquelas antigas bases de História,tinha sempre muita curiosidade neste tipo de matérias.Tenho muitos livros de história antiga, desde pequenos livros, a grandes enciclopédias.Gostei imenso deste texto.

Mariana Oliveira 5ºE disse...

Eu acho o Mosteiro da Batalha muito interessante, e admiro imenso a sua arquitectura(gótica). Foi também uma obra de muito trabalho, pois passou por dois séculos.
É por isto que admiro e gosto do Mosteiro da Batalha, gostei também da forma como está publicada esta curiosidade sobre a História.

Pedro Nuno disse...

OI,
Não sabia que o Mosteiro da Batalha era património da humanidade mas agora passei a saber a grande historia deste.

Pedro nº21 6ºc