D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, maio 24, 2011

A descoberta do caminho marítimo para a Índia


O inicio do programa do caminho marítimo para a Índia começou a ser delineado por D. João II com o objectivo de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e assim tentar monopolizar o comércio mundial de especiarias.

Todavia, como todos sabemos este grande feito português não chegou a ser feito no reinado de D. João II. Seria portanto o seu sucessor, o rei D. Manuel I que viiria a nomear Vasco da Gama para esta expedição.

No entanto, esta decisão não foi aprovado pelas altas classes sendo que nas Cortes de Montemor-o-Novo de 1495 era bem visivel a opinião contrária quanto à viagem que D. João II tão esforçadamente havia preparado. Estes focavam-se principalmente no comércio da Guiné e do Norte de África e temiam pela manutenção dos territórios.

Mais tarde a 8 de Julho de 1497 iniciava-se a viagem histórica que viria a terminar dois anos mais tarde.

As especiarias eram o tesouro das Indias. Desde a canela, ao gengibre e a pimenta transformaram o mundo ocidental.

Os mercados mundiais desde Veneza e principalmente Génova tratavam de distribuir estas especiarias por toda a Europa. Os portugueses ganhavam muito em estabelecer esta rota marítima, que era praticamente isenta de assalto. Portugal iria permitir e ligar directamente as regiões produtoras das especiarias aos seus mercados por toda a Europa.

5 comentários:

bruno varela disse...

foi uam sorte vasco da gama ter sobrevivido

Bruno Varela (continuação) disse...

Vasco da Gama foi muito importante para a marinha portuguesa, porque ele participou numa expedição muito importante para Portugal.
A rota maritima que foi estabelecida nesta expedição permitiu a distribuição de novas especiarias que não tinhamos conhecimento,como a canela,gengibre e a pimenta.

Francisco disse...

Adorei este artigo porque me deu muita informação para eu saber mais sobre a descoberta do caminho marúitimo até à India. Adorei este artigo!!!!!!!!!!

Bruna disse...

Está bem resumido, com muita informação. Achei interessante este tema porque sempre gostei da matéria dos descobrimentos!!!

Bruna disse...

Está resumido, e com muita informação. Achei interessante porque sempre gostei desta matéria das descobertas marítimas.