D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quinta-feira, abril 16, 2009

MAIS-PESADO-DO-QUE-O-AR

Sabias que, no Brasil e na França,Alberto Santos-Dumont é chamado o pai da aviação?
Começou por construir máquinas de andar pelos ares: primeiro balões, depois aviões. Em 1905 preocupu-se com a construção de um avião "o-mais-pesado-que-o-ar", a que chamou 14bis. O 14bis pesava 290 kg, incluindo o aviador. As superfícies eram de seda japonesa, tinha armações de bambu e juntas de alumínio. Os cabos dos comandos dos lemes eram de aço de primeira qualidade, do mesmo tipo que os relojoeiros colocavam nos relógios grandes das igrejas.
Em 23 de outubro de 1906, conseguiu voar, com o seu 14bis, cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros, com uma duração de 7 segundos, no Campo de Bagatelle, em Paris.
Os franceses baptizaram aquele estranho aparelho de "oiseau de proie" (ave de rapina), ou "canard" (pato), devido às semelhanças com um pato. Os ingleses denominavam-no como "bird of prey".
Com este voo, Santos-Dumont venceu o prémio Archdeacon, tendo recebido os 3000 francos que o americano Ernest Archdeacon oferecia ao primeiro aeronauta que conseguisse voar por mais de 25 metros.
Curiosidade recolhida por Daniel Diegues, 6.º E

Sem comentários: