D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, abril 01, 2008

TODA A VERDADE


Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra "O Principezinho", desapareceu sobre o Mediterrâneo, ao largo de Toulon, no dia 31 de Julho de 1944, quando o avião em que seguia se despenhou.
Estudos recentes revelaram a verdadeira história: o avião foi abatido por um ás da Força Aérea Alemã - Luftwaffe - que abateu 28 aparelhos durante a II Guerra Mundial.
A bracelete do relógio de Saint-Exupéry com a gravação "Saint-Ex" foi encontrada há cerca de dez anos por uns pescadores de Toulon.

O BARÃO VERMELHO


O barão Von Richthofen, conhecido na História como o Barão Vermelho, por ter mandado pintar os aviões de cores garridas depois de ter sido nomeado comandante de uma base militar do norte da França, foi considerado o melhor piloto alemão durante a I Guerra Mundial.
O "ás" dos "ases" abateu 80 aparelhos ingleses, canadianos e australianos em apenas dois anos. Quando começou a Grande Guerra, o piloto tinha apenas 22 anos integrava um regimento de cavalaria e estava colocado numa zona tranquila da frente de guerra que não lhe agradava. A aviação, que dava os primeiros passos, fascinava-o e pediu para ser transferido para a Força Aérea, tornando-se piloto.
Foi morto, aos 25 anos, com um tiro certeiro no coração, quando voava a baixa altitude em perseguição de um adversário.
Como era supersticioso, Von Richthofen nunca saía em missão sem ser beijado por alguém querido. Este gesto, depressa, se difundiu entr todos os pilotos de combate.

CONCORDE

Em Novembro de 1962, a França e a Inglaterra desenvolveram o projecto do avião supersónico Concorde, que depois de sete anos de estudos e testes, descolou no dia 2 de Março de 1969, na cidade francesa de Toulouse.
O primeiro voo, comandado por André Turcat, durou vinte e oito minutos.
O avião media 62,10 metros de comprimento, 11,40 metros de altura e 25,56 metros de envergadura. Voava a dezoito mil metros de altitude a 2200 km/hora(quase duas vezes a velocidade do som) com autonomia para 6580 km. Pesava 185 toneladas, levava oito tripulantes e até 144 passageiros. O seu primeiro voo comercial aconteceu a 21 de Janeiro da 1976 entre Paris e o Rio de Janeiro.



Durante 27 anos, o Concorde transportou quase quatro milhões de pessoas e efectuou 50 mil voos supersónicos.
No dia 25 de Julho de 2000, um Concorde despenhou-se pouco tempo depois de ter descolado de Paris, causando 113 mortos. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de Abril de 2003, a Air France e a British Airways decidiram encerrar os vôos comerciais do Concorde.

DISNEY WORLD

A Disney World, na Florida, abriu ao público em 1971. Era o maior parque de diversões do mundo. Custou 400 milhões de euors e durante o primeiro ano o número de visitantes ficou muito aquém das expectativas - apenas dez mil visitantes por lá passaram.
Hoje, esta parque recebe dez mil visitantes por hora.

BARALHO DE CARTAS


As cartas surgiram na China no século X.
No princípio as cartas eram simples tiras de papel, marcadas com conchas de pedras, flechas e ossos, usadas em rituais de adivinhação.
Por volta do ano de 1300, as cartas chegaram à Europa trazidas pelos Árabes. Eram conhecidos como tarots, em baralhos de 22 cartas.
No final do século XVI, apareceu o baralho moderno.

CONTINÊNCIA


A saudação militar nasceu nos tempos medievais. Os cavaleiros apresentavam-se ao rei antes das batalhas. Como a Sua Majestade queria ver nos olhos dos soldados "o brilho da confiança e do amor ao rei" e os cavaleiros estavam sempre de armadura, os soldados eram obrigados a levantar a viseira que lhes cobria os olhos.Faziam-no com a mão direita. Desde então, em respeito às autoridades, surgiu o sinal de continência.

sábado, março 15, 2008

PÁSCOA


Do hebreu "Pessah", Páscoa é a Festa da Libertação, pois significa a passagem da escravidão para a liberdade.

A Páscoa acontece, sempre, no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da Primavera que ocorre a 20 de Março. Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! Só os mais velhos da nossa população - com mais de 95 anos - festejaram alguma vez uma Páscoa tão temporã.

1) A próxima vez que a Páscoa for tão temporã como este ano, a 23 de Março, será no ano 2228, daqui a 220 anos. A última vez que a Páscoa foi festejada assim tão cedo aconteceu em 1913.

2) A próxima vez que a Páscoa for celebrada um dia mais cedo, a 22 de Março, será no ano 2285, daqui a 277 anos. A última vez que foi em 22 de Março foi no ano de 1818.

Por isso, nenhum de nós, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano. Aproveitem-na bem! Votos de uma Páscoa Feliz.

quinta-feira, março 13, 2008

Contador de Histórias

Conforme prometemos, aqui divulgamos uma das histórias contadas no concurso " Contador de Histórias". Em breve, contamos publicar as restantes.
O RIO DO ESQUECIMENTO
(uma lenda do tempo dos Romanos)

Os Romanos acreditavam que entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos havia uma fronteira. Essa fronteira era o rio Letes (Lethes), também chamado rio do Esquecimento porque as suas águas tinham como efeito apagar a memória, fazer esquecer tudo o que acontecera em vida.
As almas dos mortos reuniam-se à beira do rio, aguardando a sua vez de beber um golo de água, e só depois entravam na barca que os conduzia à outra margem.
No ano de 136 a.C. um exército romano comandado por Bruto fez muitas conquistas no território que veio a ser Portugal. Os soldados atravessaram o Tejo perto da ilha de Almourol, depois atravessaram o Zêzere, o Mondego, o Vouga, o Douro, sem problema nenhum.
Mas por qualquer motivo que se desconhece, quando se aproximaram da margem do rio Lima ficaram aterrorizados e recusaram-se terminantemente a sulcar aquelas águas porque se convenceram de que aquele era o tal rio Letes (Lethes), o rio do esquecimento que conduzia ao mundo dos mortos! (A história da confusão entre o rio Letes (Lethes) e o rio Lima foi contada por um historiador romano chamado Apiano). Bruto não conseguiu convencê-los do contrário e então, para dar o exemplo, atravessou ele para o lado de lá, levando consigo apenas o estandarte com as águias, que eram o símbolo do Império Romano. Chegando à outra margem, pôde acenar e gritar que estava vivo e não se tinha esquecido de nada... Só então os soldados resolveram segui-lo...


Esta foi a história contada pelo João Babo do 5ºF .

quarta-feira, março 12, 2008

Férias de Páscoa

Recados Para Orkut







Passatempo "Aconteceu em "

O vencedor do Passatempo "Aconteceu em..." do mês de Fevereiro foi o Ivo Pinto do 6º ano turma H

PARABÉNS
A solução é 1995
Aproveitamos para agradecer a todos os alunos que participam. Continuem!!!!

segunda-feira, março 10, 2008

Concurso "Figura do Mês"

Informamos que a vencedora do concurso "Figura do Mês" de Fevereiro foi a aluna Ana Filipa Félix do 6º G. Parabéns!

Agradecemos a excelente participação de todos os alunos.

Concurso “ Contador de Histórias”

Realizou-se no dia 6 de Março a final do concurso "Contador de Histórias". mais uma vez os nossos pequenos contadores demonstraram grande competência na arte de contar. O seu empenho foi visível e todos os participantes estão de parabéns. No entanto, como em todos os concursos, houve vencedores. São eles:
1º lugar - Grupo de alunos do 5ºA - Ana Catarina Rodrigues, Ana Rita Neves, António Miguel Carvalho, Carolina Covas Grilo, Carolina Alves dos Reis, Catarina da Silva, Diogo Luís Ribeiro, Filomena Raposo, Inês Allen, Pedro Rafael Rodrigues e Tiago Costa
2º lugar - Joana Weffort do 5º D e João Babo do 5º F
3º lugar - Pedro Gouveia do 6º I
Obrigado pela vossa participação.
As histórias contadas pelos alunos serão brevemente publicadas neste espaço.



domingo, março 09, 2008

O escorbuto


O escorbuto era conhecido na época das navegações portuguesas ( séculos XV e XVI ) como "mal de Angola" pois era nas proximidades deste país que os sintomas da doença começavam a afectar as tripulações dos navios Lusos que buscavam cruzar o Cabo da Boa Esperança em direcção à Índia.Esta curiosidade foi-nos contada pelo Ricardo nº 19 do 6º I.
In http://www1.folha.uol.com.br

segunda-feira, março 03, 2008

Está lá...? Estou...? Está...?!

Sim! É só para dizer que faz hoje 161 anos que nasceu Alexander Graham Bell (3 de Março de 1847) conhecido como o inventor do telefone.

Abolição da escravatura

Entre o século XV e meados do século XIX, cerca de 30 milhões de escravos foram traficados ou mortos por europeus.
Em 1842, a rainha D. Maria II e a rainha Vitória de Inglaterra assinaram o tratado destinado à abolição da escravatura. Mas só em 1869, por decreto do rei D. Luís é que foi proclamada a abolição da escravatura em todo o Império Português.
"Fica abolido o estado de escravidão em todos os territórios da monarquia portuguesa, desde o dia da publicação do presente decreto.
Todos os indivíduos dos dois sexos, sem excepção alguma, que no mencionado dia se acharem na condição de escravos, passarão à de libertos e gozarão de todos os direitos e ficarão sujeitos a todos o deveres concedidos e impostos aos libertos pelo decreto de 19 de Dezembro de 1854."

D. Luís, Diário do Governo, 27 de Fevereiro de 1869

In http://www.janeladossaber.com/escravatura, Pedro Antunes, n.º 25, 6.º B

A Torre Eiffel



Foi construída para a Exposição Mundial de 1889, para demonstrar toda a tecnologia da época – a utilização de estruturas metálicas.
Originalmente seria, apenas, uma estrutura temporária, que seria desmontada quando a exposição terminasse. Quando foi construída, tinha 317 m de altura e pesava 7300 toneladas. Hoje, pesa mais de 10000 toneladas e tem restaurantes, museus, lojas. Recebeu o nome do seu projectista – Gustave Eiffel.
A ideia e o projecto da Torre Eiffel para a exposição universal de 1889 foram uma forma de celebrar o primeiro centenário da Revolução Francesa (1789).

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel, Inês Padrão, n.º 14, 6.º B

Ensino em Portugal – século XIX



Apesar de todas as reformas implementadas para reduzir a taxa de analfabetismo em Portugal, no final do século XIX – em 1878 – 82,4% da população era analfabeta.
Quando termina o século, existiam 24 liceus (escolas secundárias) com um total de 2848 alunos, sendo apenas 59 do sexo feminino.

Leonor Freire, n.º 18, 6.º B

Os comboios



A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 e tinha uma caldeira a carvão que empurrava um êmbolo que movimentava as rodas. Essa locomotiva atingia os 8 km/hora mas ainda não tinha tecto.
Mais tarde, a estas locomotivas foram-lhes atreladas carruagens de madeira para o transporte de pessoas, sendo necessário fechar as portas das carruagens à chave para evitar quedas em andamento. Nas locomotivas, era o maquinista que enchia o forno de carvão para a máquina trabalhar e o condutor guiava, tendo que utilizar óculos grossos para proteger os olhos do vento e das fagulhas que saltavam da chaminé.

Carolina Silva, n.º 6, 6.º B