D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, fevereiro 15, 2009

O MURO DE BERLIM

Finda a II Guerra Mundial em 1945, os vitoriosos aliados – Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia – dividiram a Alemanha em 4 sectores, cada um dos quais ficava sob o controle de um dos aliados. O sector dos Estados Unidos, França e Inglaterra combinados, formaram a República Federal da Alemanha; o sector soviético formou a República Democrática da Alemanha ou Alemanha Oriental.
Com o objectivo de travar a saída de alemães da Alemanha Oriental para a República Federal da Alemanha, levou as autoridades comunistas de Berlim Oriental a ordenar a construção de um muro. Na madrugada de 13 de Agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, um muro de cimento com 1,5m de altura e 45 km de comprimento, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda ferozes. Os comunistas rasgaram ruas e demoliram prédios para usar como barricadas na fronteira, dividiram a cidade de Berlim em duas, separaram famílias, amigos,… uma nação. Os guardas tinham ordens de atirar para matar os que ousassem atravessar a chamada “Cortina de Ferro” sem a autorização do governo, quase impossível de se obter. Cerca de 100 pessoas identificadas morreram quando o tentaram transpor, 112 feridas e milhares de pessoas aprisionadas.
Na noite de 9 de Novembro de 1989, um pouco depois das 23 horas, a porta de Brandeburgo no Muro de Berlim foi aberta: foi o início do fim. Milhares de pessoas atravessaram-no, outros arrancaram-lhe pedaços e com martelos provocaram a sua queda. Com a sua queda, vislumbra-se a reunificação da Alemanha.
In http://www.antenadao.net/curiosidade-a-quede-do-muro-de-berlim.html;
http://www.culturaemtopicos.hpg.ig.com.br/ge4.htm
Curiosidade recolhida por Catarina Reis, 6.º A

Sem comentários: