SÃO OS DESEJOS DA EQUIPA DO BLOGUE E ALUNOS COLABORADORES
Procure outros sítios curiosos
quinta-feira, dezembro 18, 2008
terça-feira, dezembro 16, 2008
Vencedores do Concurso " A Minha Bandeira"
Os vencedores do concurso "A minha bandeira" foram os seguintes alunos:
1º lugar - Andreia Gomes, 6ºN
2º lugar - Sara Marinho, 6ºE.
Procura-se o autor(a) da bandeira que ficou em terceiro lugar, que não se encontra identificada! Esperamos que o feliz contemplado se acuse...
Agradecemos a participação de todos os alunos e PARABÉNS aos vencedores!
domingo, dezembro 14, 2008
CADEIRA ACÚSTICA
Esta “cadeira acústica” foi feita, em Inglaterra no ano de 1819, para Dom João VI, que sofria de uma deficiência auditiva. Que particularidade apresenta? A cadeira tem duas aberturas – a boca do leão - nos braços, pelas quais, os súbditos, ajoelhados, falavam com o monarca. Comodamente sentado, D. João VI ouvia através de uns ressoadores, (espécie de fones) que amplificavam os sons, dirigidos por um tudo até aos ouvidos de sua Majestade.
Ficaste curioso? Podes admirá-la na exposição “Saúde e Medicina em Portugal e no Brasil 200 anos” que está patente no Museu da Ciência até 4 de Janeiro.

Etiquetas:
"cadeira acústica",
D. João VI
SANTOS DO PAU OCO

Santos do pau oco eram imagens de santos rústicas, esculpidas em madeira oca, que eram utilizadas para esconder ouro e pedras preciosas, na tentativa de se driblar a cobrança do “quinto” o imposto de 20% que a Coroa Portuguesa cobrava sobre todos os metais preciosos explorados no Brasil. As imagens de santos, recheadas de ouro e outras preciosidades, passavam despercebidas nos postos de fiscalização da Coroa Portuguesa.
Para os mineiros e os fazendeiros funcionavam como um cofre portátil onde guardavam algumas das preciosidades sem delas pagar o imposto à Coroa.
quarta-feira, dezembro 10, 2008
Aconteceu em...
No mês de Novembro o vencedor do concurso "Aconteceu em..." foi o aluno DIOGO MIGUEL MATOS DO 8ºE.
A solução era 1936.
Parabéns ao aluno vencedor.Agradecemos a vossa participação. Continuem!!! Deêm-nos a vossa opinião!!!!
Este poste foi colocado pelo Afonso do 6ºN.
Etiquetas:
"Aconteceu em..."
segunda-feira, dezembro 08, 2008
"Aconteceu em..."
Olá a todos!!!
Vamos a mais um desafio??
Então cá vão as pistas:
- A três de Maio o governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Adolf Hitler, que se suicidou a 30 de Abril.
- É criada a polícia judiciária a 20 de Outubro e a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE) a 23 de Outubro.
- É regulamentado o toureio em Portugal, reafirmando-se a proibição de touros de morte já decretada em 1836.
Participa no concurso "Aconteceu em..." e ganha prémios!!!!
Pede o boletim de concurso à tua prof de HGP/História.
Manda-nos a tua opinião sobre esta iniciativa! clica nos postais.
Etiquetas:
"Aconteceu em..."
sexta-feira, dezembro 05, 2008
D.Manuel e o rinoceronte

Dürer desenhou um rinoceronte sem nunca na vida ter visto este animal. O episódio vem relatado na História de Lisboa, de Dejanirah Couto, e conta-se rapidamente.O rei português D. Manuel I (1469-1521) gostava de fazer alarde do exotismo encontrado pelos navegadores portugueses no estrangeiro, chegando mesmo a ter por hábito exibir-se nas ruas acompanhado por um cortejo luxuoso que abria com cinco elefantes indianos, seguidos de um animal pouco conhecido e de aparência surpreendente que Afonso de Albuquerque lhe enviara: um rinoceronte.Este rinoceronte enchia D. Manuel de orgulho. São conhecidos relatos de um certo combate que deveria ter-se realizado entre o rinoceronte e um elefante, se este último, assim que apenas avistou o primeiro, não tivesse desatado a correr, absolutamente descontrolado, desde o Palácio da Ribeira até ao Rossio, espezinhando aqueles que ousaram intervir. Por altura da partida de uma embaixada de Tristão da Cunha a Roma, D. Manuel, querendo a todo o custo impressionar o Papa, decidiu que tão maravilhoso animal tinha de fazer parte da comitiva.Preso por uma corrente de ferro dourada e com uma coleira de veludo enfeitada de cravos e rosas, o rinoceronte embarcou com destino ao porto de Génova. A viagem, contudo, não correu tão bem como era desejado: o navio naufragou devido a uma tempestade.O afogamento do animal não se revelou, porém, suficiente para desanimar totalmente a embaixada portuguesa. Segundo Damião de Góis, o corpo do animal foi recolhido junto à costa e empalhado. O Papa teve, assim, oportunidade de observar o que restava dele. Mesmo morto, o rinoceronte terá impressionado todos os presentes.
Pesquisa efectuda pelo Edmir e Ossidony, das turmas E e D.
http://littlelittlewords.blogspot.com/2008/05/o-rinoceronte-de-d-manuel.html
segunda-feira, dezembro 01, 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)