D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, maio 09, 2010

Instrumentos de tortura -azorrague



Trabalho realizado pela Beatriz Cunha, 5N

Integrou a exposição do Dia do patrono, 29 de Abril de 2010

Azorrague, termo de origem controversa, é sinónimo de açoite, espécie de chicote ou látego, usado para a aplicação de flagelo em condenados.

Devido a produzir lesões muito sérias, o uso do azorrague foi abandonado há vários séculos.

Era aplicado como pena subsidiária, nalguns casos, onde o condenado à morte deveria ser antes objecto do castigo público.

domingo, abril 18, 2010

Dia 18, Dia dos monumentos e sítios: " Cai o Carmo e a Trindade"



No dia em que se comemoram os monumentos e sítios, deixamos aqui um apontamento sobre a expressão " Cai o Carmo e a Trindade..."

significado:desgraça, aparato, barulheira, surpresa, confusão.

Origem: o terramoto de 1755 deixou muitas marcas físicas. Mas há marcas culturais que também persistem. Uma delas é esta expressão. Durante o terramoto ouviu-se um enorme estrondo por toda a cidade de Lisboa. Quando os habitantes descobriram qual a causa logo disseram: " Caíu o Carmo e a Trindade", isto é, desabaram o Carmo e a Trindade.

quarta-feira, abril 14, 2010

Instrumentos de tortura na Idade Média

Este é um dos vários trabalhos dos alunos sobre o tema " instrumentos de tortura", realizados por ocasião da comemoração da Abolição da escravatura e da Declaração dos Direitos Humanos, no âmbito da Actividade do Plano Anual, " A comemorar também se aprende". Poderá ser vista no dia do Patrono, em exposição na sala do Contador de histórias. É uma cadeira de interrogatório e tem, nada mais nada menos que... pregos no assento!!!
Na próxima semana, o júri vai reunir-se e decidir quais os três melhores trabalhos.


Estes instrumentos caracterizam~se por não provocarem ferimentos fatais - a menos que o verdugo assim o desejasse ou fosse extremamente inábil em sua utilização. Eram empregados, de forma geral nos interrogatórios judiciais e inquisitoriais, não se destinando a matar a vítima, que deveria ser mantida viva no interesse da instrução do processo.

http://mortesubita.org/demonologia/estudos/estudos-demonologia/malleus-maleficarum/sobre-os-instrumentos-de-interrogatorio

domingo, abril 11, 2010

Zeca Afonso: da censura ao 25 de Abril



É tempo de lembrar Abril e aqueles que lutaram pela Liberdade...

Zeca Afonso nasceu em Aveiro, em 2 de Agosto de 1929. Estudou e começou a cantar fado em Coimbra tornando-se mais tarde professor.
Durante o Estado Novo, não se podia falar contra o governo. A Censura decidia o que dava na rádio, o que era publicado nos jornais e livros, riscava e cortava o texto a publicar e apreendia o que não fora censurado.
Zeca Afonso foi um dos poetas e cantores que lutou contra a ditadura através das suas canções de intervenção, algumas censuradas, que chamavam a atenção para os problemas do país. Ele criticava a falta de liberdade de expressão, a Censura e o “lápis azul”; a repressão e opressão através de prisões e torturas da PIDE; a guerra colonial e a dura vida do povo a quem incitava também a reagir contra o regime. Canções como Os Vampiros, Menino do Bairro Negro, proibidos pela Censura, ou A Morte Saiu à Rua, Cantar Alentejano, Menina dos Olhos Tristes, Filhos da Madrugada, Venham Mais Cinco, demonstram a sua luta. Zeca Afonso ficou ligado ao 25 de Abril através de Grândola Vila Morena, um dos símbolos da Revolução dos Cravos, que serviu de senha ao Movimento dos Capitães e que traduzia o pensamento do cantor “O povo é quem mais ordena dentro de ti, ó cidade”.
Após o 25 de Abril continua a intervir na construção da nova sociedade. Morre em 23 de Fevereiro de 1987, no entanto, as suas músicas continuam a ser gravadas por artistas portugueses e estrangeiros.


Joana Fernandes 6ºG nº13

Aconteceu em...

domingo, fevereiro 07, 2010

Hastear a bandeira


A Bandeira Nacional é hasteada todos os dias nos edíficios públicos que são sede de órgãos de soberania, como, por exemplo, a Assembleia da República.
Aos domingos e feriados deve ser hasteada em edíficios públicos como, por exemplo, escolas, quartéis e monumentos nacionais.
A bandeira deve ser hasteada às 9horas e arreada ao pôr do Sol. Se ficar no mastro durante a noite, sempre que possível, deve ser iluminada por projectores.
A bandeira ocupa sempre o topo do mastro. Só fica a meio em sinal de luto. Nesse caso diz-se que está a "a meia haste"
A bandeira nacional tem direito a honras militares. Sempre que é hasteada ou arreada faz-se uma cerimónia.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, " A Bandeira - Símbolos de Portugal", M.E.

Hoje Aconteceu

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Há 37 Mil Anos


Um estudo liderado por um investigador português revela que esta espécie de hominídeo sobreviveu na Península Ibérica depois do seu desaparecimento do Centro da Europa até há 37 mil anos, altura em que terá sido “substituída” ou “assimilada” pelas populações de humanos modernos.

O Neandertal é uma espécie de hominídeo que viveu na Europa e Ásia Central no Plistocénico. A descoberta de restos do esqueleto de uma criança de homem moderno com traços de Homo neanderthalensis perto de Leiria com 30 mil anos - conhecida como o “Menino do Lapedo” - levou o português João Zilhão a sugerir que os últimos Neandertais terão sobrevivido na Península Ibérica para além do seu período de ocorrência na Europa Central e Ásia.

O território ibérico teria funcionado como refúgio climático depois do desaparecimento das populações do centro da Europa, hipótese que tem sido amplamente aceite, permanecendo no entanto por determinar a altura em que esses Neandertais ibéricos desapareceram, algures entre há 34 mil e 38 mil anos.

Uma outra teoria alternativa formulada na sequência da descoberta de indícios do uso do fogo por Neandertais em Gibraltar sugere que estes homens “primitivos” que podem ter sobrevivido no Estreito até há 28 000 anos.

Recentemente, foram descobertos restos fósseis de uma cultura inequivocamente associada aos humanos modernos no Pego do Diabo, perto de Loures, que corroboram a teoria de João Zilhão e que permitiram concluir que a persistência dos Neandertais não poderá ter ido mais além de há 37 mil anos atrás.

As novas evidências apresentadas num artigo recentemente publicado na revista PLoS ONE, “deitam por terra” a hipótese da sobrevivência da espécie em Gibraltar até há 28 000 anos e alteram por completo a interpretação dos fósseis do "Menino do Lapedo". Com efeito, dado que os Neandertais terão desaparecido da Península Ibérica há 37 mil anos a criança do Lagar Velho não pode ser resultado da hibridação anedótica entre esta espécie de homem primitivo e o homem moderno, como se pensava, mas “reflecte, (…), necessariamente um processo de miscigenação extensiva dos dois tipos de populações à época do contacto”, segundo João Zilhão citado DN.

A população ibérica terá persistido cerca de 5000 anos para além da data do seu desaparecimento na Europa central, num território que apresentava na altura um clima temperado e que com o regresso das condições mais frias “permitiu a expansão das populações de grandes herbívoros e dos seus caçadores (…) e os últimos Neandertais passaram pelos mesmos processos de assimilação ou substituição pelos que passaram os que se extinguiram na Europa cinco milénios antes”, conclui João Zilhão, citado pela Europa Press.

Fontes: dn.sapo.pt e www.europapress.es

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Venda de Rodolpho, pardo de 9 anos...


Não temos fotografia do Rodolpho...
Mas temos esta, que mostra bem o sofrimento imposto, quando alguns homens e crianças eram tratados como se fossem objectos.
No dia 2 de Dezembro comemora-se a abolição da escravatura!


No ano de 1878 verificou-se a "transferência" do " pardo Rodolpho de 9 anos, natural do Rio Grande do Sul e com aptidão para o trabalho campeiro...". O registo encontra-se no " livro de compra e venda de escravos", em 23 de Janeiro, em que Carlos Rodrigues de Oliveira vendeu a Francisco Fernandes Abreu.


in memoria-de-campinas-sp.blogspot.com


segunda-feira, novembro 09, 2009

CORTINA DE FERRO

Política de isolamento lançada pela União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial, durante a chamada Guerra Fria e que envolveu uma censura rígida e grandes restrições na deslocação de pessoas. A expressão “Cortina de Ferro”, identificou o conjunto dos países europeus de regime comunista sob influência directa de Moscovo: Alemanha Oriental, Polónia, Checoslováquia _ actuais Republica Checa e Eslováquia; Hungria, Roménia, Bulgária e Albânia.
Esta funcionou como uma deliberada e decisiva barreira à comunicação e à troca livre de ideias entre a URSS e os seus estados-satélites e o resto do Mundo. A expressão "cortina de ferro" tornou-se popular depois de Winston Churchill a ter usado num discurso em Fulton, Missouri, no dia 5 de Março de 1946. Descrevendo a Europa do pós-guerra, afirmou:
"De Stettin, no Báltico a Trieste, no Adriático, caiu uma cortina de ferro sobre o continente".
Esta cortina de isolamento e separação mundial só foi desfeita entre 1989 e 1991 quando caíram os governos comunistas da Europa de Leste e da URSS. Um termo análogo, "cortina de bambu", é também utilizado para referir a barreira ideológica e militar entre a China comunista e outros países.

JÁ PASSARAM 20 ANOS



Hoje, dia 9 de Novembro, comemoram-se 20 anos da queda do Muro de Berlim.
Para celebrar este dia gigantescas peças de dominó irão tombar sucessivamente simbolizando a queda do Muro de Berlim que acabou com a divisão da Alemanha.
Com este acto simbólico terão fim as celebrações comemorativas no Portão de Brandeburgo, onde a chanceler Angela Merkel receberá estadistas para festejar a revolução pacífica que pôs fim à chamada Cortina de Ferro e, em menos de um ano, à reunificação da Alemanha.



quarta-feira, outubro 28, 2009

Cada Época com os seus Códigos...no século XVIII era assim...

Havia uma linguagem secreta, toda feita de sinais. Os acessórios indispensáveis eram o chapéu, o lenço e a espada. Para saudar a sua apaixonada, o rapaz beijava a aba do chapéu, o que fazia a menina corar como se tivesse recebido o beijo! Se punha a espada a meia altura, ela percebia "gosto de ti". Quando levava o lenço à boca, queria dizer "és bela". E se o dobrava, era sinal de que no dia seguinte voltaria para a ver.
Quanto à dama, servia-se do leque para comunicar os seus sentimentos. Havia tantas maneiras de o abrir, fechar ou abanar quantas as letras do alfabeto. Assim ia compondo palavras que o namorado, do outro lado da sala ou da igreja, decifrava com uma paciência infinita e ansiosa.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, "O Dia do Terramoto", Caminho


terça-feira, outubro 27, 2009

Tragédia da Ponte das Barcas

Olá Amigos

Na realidade as férias terminaram, como um dos nossos seguidores nos recordou. Está na altura de continuar com as nossas curiosidades históricas. E para começar vamos publicar uma curiosidade recolhida pela aluna Beatriz Afonso do 6º D.

TRAGÉDIA DA PONTE DAS BARCAS



Quando o exército francês invadiu a cidade do Porto, pilhando e destruindo tudo o que manifestasse repúdio ou resistência, a população em pânico começou a fugir para Vila Nova de Gaia pela única ponte que existia - a PONTE DAS BARCAS. Devido ao peso e ao desespero da população a ponte ruiu, morrendo milhares de pessoas afogafadas. Este episódio ficou conhecido como tragédia da Ponte das Barcas.

terça-feira, junho 16, 2009

Vamos de férias....


Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

Mais um vencedor!..."Aconteceu em"




Pois foi! o Ricardo Neves do 6J foi o vencedor do "Aconteceu em" do mês de Maio!


Este ano lectivo já não há mais vencedores. Até para o ano e...Boas férias!

terça-feira, maio 12, 2009

Aconteceu em...






No mês de Abril a vencedora do passatempo "Aconteceu em" foi a aluna Maria Teresa Duarte do 6º ano Turma A. Parabéns!!

Aconteceu em

Vamos a mais um passatempo?
Para o mês de Maio escolhemos estas pistas:

É publicado o livro do General António de Spínola "Portugal e o Futuro", defendendo uma solução política para a questão ultramarina. Marcelo Caetano considera o livro "um verdadeiro golpe de estado".

Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Mota Pinto e Magalhães Mota fundam o Partido Popular Democrático.


Portugal reconhece a independência da Guiné Bissau


Agora já sabes só tens que descobrir o ano....participar ... e boa sorte...

quinta-feira, maio 07, 2009

Um dia em honra do Patrono: 29 de Abril


O "rei" assinou a Carta...Eu estava lá e bem vi! Também havia o entusiasmo dos alunos a agitar as bandeiras enquanto a família "real" entrava no pátio da rosa-dos-ventos...Depois foram os jogos, as exposições, as actividades desportivas, o pedipaper e os Contadores de histórias da História: que momentos emocionantes! Os alunos da EB1 foram ainda mais longe: atreveram-se a perguntar "ao D. Pedro", quantas namoradas tinha tido...em Portugal e no Brasil, claro está!!!

terça-feira, abril 21, 2009

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


A UNESCO lançou, hoje, terça-feira, dia 21 de Abril de 2009, o site da Biblioteca Digital Mundial. Se a visitares poderás navegar pelo espantoso universo do conhecimento. À tua disposição e à distância de um clique, terás acesso a documentos originais sobre as mais deiversas civilizações e culturas, incluindo livros raros, manuscritos, partituras, desenhos arquitectónicos, mapas de várias épocas e documentos sonoros e visuais (gravações de filmes a gravações audio), vindos de bibliotecas e arquivos de todo o Mundo.
As ofertas variam entre uma gravação original de um depoimento de um neto de escravos (EUA) a fotografias do Brasil no século XIX.
Este site funcionará em sete línguas – árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo. O acesso é livre, gratuito e ilimitado.
Visita-o! Espreita a História!
Esta notícia foi cedida pela Sara Marinho do 6.º E.

Fonte: http://www.luisfernandoverissimo.com.br/overblog/img/1239073935.worlddigitallibrary.jpg