D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quinta-feira, janeiro 15, 2009

ERA MODA

O homem da Pré-História protegia os pés com pedaços de pele de animal ou casca de árvores presas com fibras vegetais.
As sandálias egícias, feitas com folhas de palmeira ou de papiro são as mais antigas que se conhecem. Datam do ano 3000 a. C..Tratava-se de uma sandália, com uma base,o solado e uma alça presa dos lados que passava sobre o peito do pé.Os primeiros sapatos, propriamente ditos, surgiram na Mesopotâmia, e eram feitos em couro cru e usados por montanheses. Na Grécia antiga, homens e mulheres usavam sandálias que tinham sola de couro ou cortiça de espessuras variadas, apresentavam diferenciação entre o pé direito do pé esquerdo, e eram presas aos pés por tiras. Havia um costume grego reservado, apenas, às cortesãs: podiam usar sandálias adornadas com pedras preciosas. Diz-se que as suas solas deixavam na areia a expressão "siga-me". Na Roma antiga, os sapatos eram indicadores de status social e riqueza. Alguns patrícios usavam calçados com sola de prata ou ouro sólido, enquanto plebeus se contentavam com clogs ou sapatos rústicos com solas de madeira. Os escravos não tinham o direito de usar calçados e andavam descalços, com os pés cobertos de giz ou cal/gesso. Foram os romanos que primeiro moldaram a parte superior frontal do calçado e fizeram formas diferentes para os pés direito e esquerdo.
Na Idade Média, os pobres camponeses usavam tamancos de madeira; os sapatos dos mais ricos tinham fivelas e cadarços. Antes do século XIV usavam-se sapatos longos e pontiagudos. Podiam ter mais de 50 cm de comprimento.
Em contrapartida, os sapatos chineses mediam menos de 10 cm.
Foi Luís XIV, rei francês, que lançou os sapatos altos, usados tanto por homens como por mulheres.
Actualmente, os sapatos portugueses são considerados dos melhores do Mundo.

in Revista "O nosso Amiguinho", n.º 230
Curiosidade recolhida pela Sara Marinho do 6.º E.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

O Grito do Ipiranga


Grito do Ipiranga

Acontecimento ocorrido a 7 de Setembro de 1822 que simboliza a independência do Brasil. Na sequência de diversos conflitos de poderes entre as Cortes e a administração da colónia, o príncipe português D. Pedro (o futuro D. Pedro IV), regente do Brasil, declarou o território definitivamente separado da metrópole, bradando "Independência ou morte!". O facto ocorreu nas margens do Rio Ipiranga. No dia 1 de Dezembro seguinte, D. Pedro foi coroado imperador do Brasil.

http://www.infopedia.pt/$grito-do-ipiranga

Esta curiosidade foi colocada por Afonso do 6ºN e a Karina do 6ºL

domingo, janeiro 11, 2009

Concurso " CONTADOR DE HISTÓRIAS"

RECORDAR QUE...

Concurso “Contador de Histórias

Mais uma vez é tempo de Contar e Encantar, relembrando as histórias da nossa História. De acordo com o plano anual de actividades, irá decorrer mais um concurso "Contador de Histórias". É tempo de pesquisar e seleccionar uma história relacionada com a História de Portugal e, se gostares de contar histórias, tens agora uma oportunidade de revelar as tuas competências de comunicação, encantando quem te ouve com palavras e gestos. Informa-te junto do teu professor de História e Geografia de Portugal e participa. Contamos contigo!
Aqui te deixamos algumas informações sobre o concurso.

Destinatários: alunos do 2º Ciclo (participação individual)

Objectivos

Incentivar o gosto pela narrativa de episódios da História de Portugal;
Associar o conhecimento real dos factos históricos a momentos lúdicos;
Promover nos alunos o desenvolvimento de competências de comunicação oral;
Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Incentivar o envolvimento dos pais nas actividades escolares

Critérios de avaliação/selecção

Rigor/enquadramento histórico do episódio narrado;
Utilização correcta da Língua Portuguesa;
Clareza na comunicação;
Segurança;
Postura corporal;
Grau de envolvimento do público.

Calendarização

Este concurso desenvolver-se-á em três fases.

1ª – Selecção de um aluno por turma: até 13 de Fevereiro.

2ª – Semi-final: 19 de Fevereiro, às 12 horas (alunos do turno da tarde);
19 de Fevereiro, às 14 horas (alunos do turno da manhã).
Nesta fase serão seleccionados seis alunos para a final (três do turno da manhã e três do turno da tarde).

3ª – Final: 10 de Março às 12.30h.
Serão seleccionados três alunos vencedores (1º 2º e 3º lugares).

Constituição dos júris

Os júris das semi-final e final serão constituídos por três professores, um aluno e um representante da Associação de Pais.

Publicitação dos Resultados

Os resultados da decisão do júri serão publicitados sob a forma de mensagem, no cartão individual SIGE, na internet, no blog “ Curiosidades da História”, biblioteca e entrada dos pavilhões.

Momento de atribuição dos prémios

Os prémios serão atribuídos por ocasião da celebração do dia do Patrono.
Contamos com a tua participação. Boa Sorte!!!

A CARAVELA DE BARTOLOMEU DIAS FOI ENCONTRADA?

Caravela de Bartolomeu Dias pode ter sido encontrada?
Em 30 de Abril de 2008, foi anunciada a descoberta de um navio naufragado ao largo da Namíbia que, de acordo com as primeiras investigações, poderá ser a caravela de Bartolomeu Dias.
Segundo as investigações, trata-se de uma embarcação portuguesa que terá naufragado há cerca de quinhentos anos nas águas daquele país africano.
O navio foi encontrado no dia 1 de Abril por uma empresa de diamantes da Namíbia, quando realizava operações de prospecção no Oceano Atlântico, que detectou vestígios de três canhões de bronze e de barras de cobre.
Dentro do barco foi encontrado um tesouro - toneladas de cobre, serviços de mesa de loiça, canhões de bronze, presas de elefante, vários instrumentos de navegação e milhares de moedas de ouro espanholas e portuguesas datadas dos anos de 1400 e 1500.
Na imagem: uma moeda de ouro denominada "português"cunhada a partir de Outubro de 1525, reinado de D. João III, uma das mais prestigiantes da época equivalente a dez cruzados de ouro e três moedas de prata portuguesa, encontradas nos destroços da embarcação naufragada.

Um dos arqueólogos afirmou que os canhões são espanhóis, que há vestígios humanos e ornamentos ligados à realeza, considerando poder tratar-se de caravela com que Bartolomeu Dias naufragou ao largo do Cabo da Boa Esperança, no ano de 1500.
Esta descoberta tornou-se numa das maiores de sempre no domínio da arqueologia subaquática.
O Governo português foi contactado por esta empresa no sentido de enviar uma equipa de peritos para mais investigações.
Os achados subaquáticos estão protegidos pela Convenção da UNESCO sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático, de 02 de Novembro de 2001, que Portugal ratificou.
In http://www.mega.fm/detalhe.aspx?act=245504

sábado, janeiro 10, 2009

«Aconteceu em...»

Bem vindos ao 2º período!!
Neste mês de Janeiro é tempo de lançar um novo desafio!
As pistas deste mês são as seguintes:

Em Bad-Munstereiffel, na República Federal da Alemanha, é fundado, por Mário Soares, Tito de Morais Francisco Ramos da Costa e António Arnault, entre outros, o Partido Socialista Português.



É fundado o jornal Expresso por Francisco Pinto Balsemão e Marcelo Rebelo de Sousa






Luis Miguel Cintra e Jorge Silva Melo fundam a companhia de teatro da Cornucópia.


Brevemente divulgaremos o vencedor do mês de Dezembro.

quinta-feira, dezembro 18, 2008


papi Noel - Recados Para Orkut

SÃO OS DESEJOS DA EQUIPA DO BLOGUE E ALUNOS COLABORADORES

terça-feira, dezembro 16, 2008

Vencedores do Concurso " A Minha Bandeira"









Os vencedores do concurso "A minha bandeira" foram os seguintes alunos:
1º lugar - Andreia Gomes, 6ºN
2º lugar - Sara Marinho, 6ºE.
Procura-se o autor(a) da bandeira que ficou em terceiro lugar, que não se encontra identificada! Esperamos que o feliz contemplado se acuse...
Agradecemos a participação de todos os alunos e PARABÉNS aos vencedores!

domingo, dezembro 14, 2008

CADEIRA ACÚSTICA

Esta “cadeira acústica” foi feita, em Inglaterra no ano de 1819, para Dom João VI, que sofria de uma deficiência auditiva. Que particularidade apresenta? A cadeira tem duas aberturas – a boca do leão - nos braços, pelas quais, os súbditos, ajoelhados, falavam com o monarca. Comodamente sentado, D. João VI ouvia através de uns ressoadores, (espécie de fones) que amplificavam os sons, dirigidos por um tudo até aos ouvidos de sua Majestade. Ficaste curioso? Podes admirá-la na exposição “Saúde e Medicina em Portugal e no Brasil 200 anos” que está patente no Museu da Ciência até 4 de Janeiro.

SANTOS DO PAU OCO


Santos do pau oco eram imagens de santos rústicas, esculpidas em madeira oca, que eram utilizadas para esconder ouro e pedras preciosas, na tentativa de se driblar a cobrança do “quinto” o imposto de 20% que a Coroa Portuguesa cobrava sobre todos os metais preciosos explorados no Brasil. As imagens de santos, recheadas de ouro e outras preciosidades, passavam despercebidas nos postos de fiscalização da Coroa Portuguesa.
Para os mineiros e os fazendeiros funcionavam como um cofre portátil onde guardavam algumas das preciosidades sem delas pagar o imposto à Coroa.

sexta-feira, dezembro 12, 2008


papi Noel - Recados Para Orkut



O Pai Natal está a chegar!!!!!!!!

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Aconteceu em...


No mês de Novembro o vencedor do concurso "Aconteceu em..." foi o aluno DIOGO MIGUEL MATOS DO 8ºE.
A solução era 1936.
Parabéns ao aluno vencedor.Agradecemos a vossa participação. Continuem!!! Deêm-nos a vossa opinião!!!!

Este poste foi colocado pelo Afonso do 6ºN.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

"Aconteceu em..."




Olá a todos!!!
Vamos a mais um desafio??
Então cá vão as pistas:

- A três de Maio o governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Adolf Hitler, que se suicidou a 30 de Abril.

- É criada a polícia judiciária a 20 de Outubro e a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE) a 23 de Outubro.


- É regulamentado o toureio em Portugal, reafirmando-se a proibição de touros de morte já decretada em 1836.

Participa no concurso "Aconteceu em..." e ganha prémios!!!!
Pede o boletim de concurso à tua prof de HGP/História.
Manda-nos a tua opinião sobre esta iniciativa! clica nos postais.

sexta-feira, dezembro 05, 2008

D.Manuel e o rinoceronte



Dürer desenhou um rinoceronte sem nunca na vida ter visto este animal. O episódio vem relatado na História de Lisboa, de Dejanirah Couto, e conta-se rapidamente.O rei português D. Manuel I (1469-1521) gostava de fazer alarde do exotismo encontrado pelos navegadores portugueses no estrangeiro, chegando mesmo a ter por hábito exibir-se nas ruas acompanhado por um cortejo luxuoso que abria com cinco elefantes indianos, seguidos de um animal pouco conhecido e de aparência surpreendente que Afonso de Albuquerque lhe enviara: um rinoceronte.Este rinoceronte enchia D. Manuel de orgulho. São conhecidos relatos de um certo combate que deveria ter-se realizado entre o rinoceronte e um elefante, se este último, assim que apenas avistou o primeiro, não tivesse desatado a correr, absolutamente descontrolado, desde o Palácio da Ribeira até ao Rossio, espezinhando aqueles que ousaram intervir. Por altura da partida de uma embaixada de Tristão da Cunha a Roma, D. Manuel, querendo a todo o custo impressionar o Papa, decidiu que tão maravilhoso animal tinha de fazer parte da comitiva.Preso por uma corrente de ferro dourada e com uma coleira de veludo enfeitada de cravos e rosas, o rinoceronte embarcou com destino ao porto de Génova. A viagem, contudo, não correu tão bem como era desejado: o navio naufragou devido a uma tempestade.O afogamento do animal não se revelou, porém, suficiente para desanimar totalmente a embaixada portuguesa. Segundo Damião de Góis, o corpo do animal foi recolhido junto à costa e empalhado. O Papa teve, assim, oportunidade de observar o que restava dele. Mesmo morto, o rinoceronte terá impressionado todos os presentes.

Pesquisa efectuda pelo Edmir e Ossidony, das turmas E e D.
http://littlelittlewords.blogspot.com/2008/05/o-rinoceronte-de-d-manuel.html

segunda-feira, dezembro 01, 2008

de lenço

SABIAS QUE...? A batata...






A autora deste "Sabias que" é de uma das seguintes turmas: 6G, 6H ou 6J?

Investiga e escreve um comentário... (Se quiseres visualizar o trabalho em tamanho real, clica na figura)



quinta-feira, novembro 27, 2008

Termina um dos mitos românticos do século XX

Os restos mortais que foram encontrados nos arredores de Ekaterimburgo, no ano transacto, são, com um alto nível de probabilidade, do príncipe herdeiro Alexei e da princesa Maria, anunciou, Vladimir Soloviov, investigador para casos importantes do Comité de Investigação da Procuradoria da Rússia.Se assim é, desaparece um dos mitos românticos do século XX: a lenda da salvação milagrosa de Anastácia, uma das filhas do czar Nicolau II e da princesa Alexandra.Segundo o centro de imprensa da região de Sverdlov, onde fica situada a cidade de Ekaterimburgo, “as investigações praticamente chegaram ao fim, resta apenas realizar, no fim de Maio, uma auditoria independente e todos os documentos ficarão prontos”.

http://darussia.blogspot.com/2008/04/autoridades-pem-fim-um-dos-mitos.html

Pesquisa elaborada pelo aluno Simão Pereira, nº 25, do 9E

Sidónio Pais toma o poder...



Na noite de 5 para 6 de Dezembro de 1917, Sidónio Pais, um major de artilharia com 46 anos (…), ocupa com 1500 membros do exército, a Rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa (…). O governo de Afonso Costa, que está fora de Lisboa, demora a organizar a defesa. Só no dia 7 é que foi possível enviar uma coluna composta por 1200 homens, que, perante a vantagem dos insurrectos em artilharia, fracassa no assalto à Rotunda. Afonso Costa, que vinha a perder apoios (…) demite-se no dia seguinte e é detido pelos revoltosos no Porto.
Sidónio Pais governou Portugal durante cerca de um ano, até ao seu assassinato, em 15 de Dezembro de 1918.

OLIVEIRA, Ana Rodrigues e outros. História 9, 1ª edição, Lisboa: Texto Editora, 2004.

Pesquisa efectuada pelos alunos Bruno Dias, nº6 e Gonçalo Barbosa, nº 12 do 9.º E.

Símbolos da U.R.S.S.


Um dos símbolos da U.R.S.S. é a foice e o martelo cruzados.Estes representam a união entre os camponeses e os operários e passaram a fazer parte da bandeira do país. A estrela vermelha simboliza o internacionalismo proletário. Ao longo da fita encontra-se a frase “Proletários de todo o Mundo, uni-vos ”, em diferentes línguas.

OLIVEIRA, Ana Rodrigues e outros. História 9, 1.ª edição, Lisboa: Texto Editora, 2004.
Pesquisa efectuada pelo Hugo Pinto, nº 14 e David Alexandre, nº 10 do 9º E.

domingo, novembro 23, 2008

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE!

Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência e D. João IV foi aclamado rei de Portugal. Assim se iniciou a 4.ª Dinastia.
Participa na actividade A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE!
Executa uma bandeira de Portugal actual. Faz-lhe uma haste com um pauzinho…
Faz também uma de Portugal em 1640!
Entrega os teus trabalhos devidamente identificados à funcionária do pavilhão F no dia 2 de Dezembro até às 17:00h . PARTICIPA!

Aqui te deixamos o Regulamento do Concurso.
1-O concurso “A minha bandeira” destina-se a todos os alunos do 2º ciclo que nele queiram participar.
2-O concurso tem como objectivo avaliar e premiar as três melhores bandeiras de Portugal, actual e em 1640, em termos de execução plástica e rigor histórico.
3- Os trabalhos deverão ser apresentados até ao dia 2 de Dezembro às 17horas.
4-Os trabalhos dos seis alunos vencedores serão incluídos no “Blog” “passado curioso”.
5-O júri será constituído por dois alunos que não poderão participar no concurso, dois professores e um membro da Associação de pais e encarregados de educação.
6-O Júri reunirá na mesma semana para apuramento dos seis melhores trabalhos, em local e hora a combinar.

domingo, novembro 16, 2008

DIOGO ALVES


Este era o nome do terrível assassino e ladrão que utilizava os caminhos sobre os arcos do Aqueduto para perpetrar toda a espécie de crimes. Segundo reza a História, Diogo Alves, "o Pancada" como era conhecido, escondia-se no aqueduto para assaltar e atacar as pessoas que passavam no longo e estreito passeio ao ar livre sobre a Ribeira de Alcântara, atirando-as depois de uma altura de 65 metros. No Verão de 1837, Diogo Alves terá roubado a vida a 76 pessoas. Foi apanhado em 1840, condenado à morte e enforcado a 19 de Fevereiro de 1841. Esta história de Diogo Alves intrigou os cientistas da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, que após o enforcamento do homicida, lhe deceparam a cabeça para a estudarem e tentarem compreender a origem da sua malvadez.
A cabeça decepada encontra-se, ainda hoje, no teatro anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, conservada num recipiente de vidro, numa solução de formol. Mostra-nos o rosto de um homem com ar tranquilo, contrário ao seu comportamento ao longo da vida.