D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, novembro 20, 2012

A partida do rei para o Brasil-29 de novembro de 1807

 
" Na manhã do dia 29 de Novembro de 1807, quem fosse ao alto de Santa Catarina em Lisboa poderia ver, para o lado do mar, as velas de uma enorme frota a afastar-se de terra. Eram os mais de quarenta barcos entre navios de guerra e mercantes, que levavam o principe regente de Portugal para o Brasil. Com D. João seguiam a família real e algumas das principais personagens da corte, do governo, dos tribunais e das Forças Armadas. Não há certeza, mas haveria talvez, contando com as tripulações, umas 5.000 a 7.000 pessoas a bordo, por entre papéis, roupa, mobília e mantimentos. Formavam uma pequena cidade flutuante, com mais habitantes do que muitas cidades do reino. Na História da Europa, já muita gente procurara na América a liberdade ou as oportunidades em falta no Velho Continente . Era a primeira vez que um Estado, através dos seus mais altos representantes e funcionários, fazia o mesmo. O principe D. João ( rei D. João VI a partir de 1816) e os seus colaboradores tinham uma boa razão: tentavam escapar ao exército francês, cuja vanguarda entrou em Lisboa precisamente no dia seguinte à saída da frota. Começava assim em Portugal aquela época que a periodização convencional chama " contemporânea"".

in HISTÓRIA DE PORTUGAL, Rui Ramos, Coordenador, 5º volume, página 35

 
 
 

 

sábado, novembro 10, 2012

O luxo é tão antigo como a civilização...


D. João V, adepto da ostentação e da opulência mandou 15 ultraluxuosos carros de aparato ao papa Clemente XI, liderada pelo Marquês de Fontes, para obter perrogativas especiais para a igreja portuguesa, entre as quais um cardeal patriarca para Lisboa.

O carro da imagem é o coche dos oceanos, alusivo aos descobrimentos, que fazia conjunto com o do embaixador e com o da coroação em Lisboa ( todos podem ser observados no Museu dos Coches em Lisboa).
photo
Para saber mais:
http://jmgs.fotosblogue.com/r583/Coches/2/

Este último tem as figuras da fama e da abundância, ladeando a cidade. A deusa da cidade surge com a sua cornucópia de flores e frutos e simboliza as riquezas que invadiram a capital do reino.