D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, março 27, 2012

Gil Eanes


"Depois de ter fracassado uma primeira vez, em 1433, Gil Eanes foi exortado pelo Infante a tentar novamente a passagem do cabo Bojador, o que veio a conseguir em 1434. Voltando o navegador à presença do Infante deu-lhe conta do que vira, “e acabado assim o recontamento de sua viagem, fez o Infante armar um barinel, no qual madou Afonso Gonçalves Baldaia – que era seu copeiro - , e, assim, Gil Eanes com sua barca” (Gomes Eanes de Zurara, Crónica dos Feitos da Guiné, cap. IX). O cronista João de Barros foi mais explícito quanto às razões que ditaram o aparecimento do barinel nas viagens de exploração: "O Anno seguinte de trinta e quatro, como o Infante estava informado por Gilianes da maneira da terra, e da navegação ser menos perigosa do que se dizia, mandou armar hum barinel, que foi o maior navio, que té então tinha enviado, por já estar fóra de suspeita, que se tinha dos baixios, e parcel, que diziam haver além do Cabo [Bojador]. A capitania do qual deu a Afonso Gonçalves Baldaya seu Copeiro, e em sua companhia foi Gilianes em sua barca" (João de Barros, Ásia, Década I, Livro I, cap. V)"(Escrito por: Francisco Contente Domingues).

Barinel


Não existem elementos concretos acerca do Barinel.

Julga-se ser de maior tonelagem do que a barca, e para conciliar um pouco as variadas opiniões dos historiadores, talvez de proa alterosa e recurvada semelhante à das meias luas ovarinas, a popa de painel, o leme de grande porte, a ré talvez um tendal para servir de abrigo, e arvorando dois mastros com uma vela redonda de arrear e, podendo armar remos para poder navegar em tempo bonançoso.

O barinel era um pouco maior que a barca e podia ter uma tripulação de 30 homens. Havia barinéis com um, dois e até três mastros. Tal como a barca, estava equipado com cesto de gávea, onde um marinheiro de visão aguda procurava, do alto, vestígios de terra firme no horizonte. A parte dianteira do navio era mais elevada - o castelo de proa. Estas características foram desenvolvidas e incorporadas na caravela, que substituiu a barca e o barinel nas viagens de exploração da costa africana a partir da década de 40 do século XV.

quinta-feira, março 22, 2012

Barca



A palavra barca é geralmente empregue como designação de embarcação de pequena tonelagem.

A barca julga-se ser originária das nações do norte.

Seriam embarcações de pequeno porte, talvez de 20 a 25 tonéis, em geral de boca aberta, ou de uma só coberta quando se construíam para viagens largas. A ré e a proa eram aguçadas e arvoravam em geral um só mastro de muita guinda com uma enorme vela de pendão.

Foi numa destas pequenas embarcações que, em 1434, se realizou um dos feitos mais importantes para a história dos descobrimentos portugueses - Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador.

quarta-feira, março 21, 2012

Concurso "Contadores de Histórias"

Vencedores do Concurso

João Ferreira do 6.º D - com a peça "Gil Vicente";
Leonor Marques do 6.º A - com a peça "D. Maria II";
Cláudia Carvalho do 6.º C - com a peça "A varina".

Parabéns aos vencedores!

quinta-feira, março 15, 2012

Vencedor da Figura do Mês

O vencedor da Figura do Mês foi:
Rúben Santos,n.º25 do 6º L.

Parabéns Ruben!

terça-feira, março 06, 2012

Vencedores do concurso "Contador de Histórias"

Alunos da Manhã
João Ferreira - 6º D;
Leonor Marques - 6º A;
Claudia Carvalho - 6º C;
José Eduardo - 5º F.

Alunos Tarde
António Pegado- 6º L;
Marta Ferreira -5º H;
Ricardo Silva - 5º J.

Parabéns!