D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

segunda-feira, novembro 09, 2009

CORTINA DE FERRO

Política de isolamento lançada pela União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial, durante a chamada Guerra Fria e que envolveu uma censura rígida e grandes restrições na deslocação de pessoas. A expressão “Cortina de Ferro”, identificou o conjunto dos países europeus de regime comunista sob influência directa de Moscovo: Alemanha Oriental, Polónia, Checoslováquia _ actuais Republica Checa e Eslováquia; Hungria, Roménia, Bulgária e Albânia.
Esta funcionou como uma deliberada e decisiva barreira à comunicação e à troca livre de ideias entre a URSS e os seus estados-satélites e o resto do Mundo. A expressão "cortina de ferro" tornou-se popular depois de Winston Churchill a ter usado num discurso em Fulton, Missouri, no dia 5 de Março de 1946. Descrevendo a Europa do pós-guerra, afirmou:
"De Stettin, no Báltico a Trieste, no Adriático, caiu uma cortina de ferro sobre o continente".
Esta cortina de isolamento e separação mundial só foi desfeita entre 1989 e 1991 quando caíram os governos comunistas da Europa de Leste e da URSS. Um termo análogo, "cortina de bambu", é também utilizado para referir a barreira ideológica e militar entre a China comunista e outros países.

JÁ PASSARAM 20 ANOS



Hoje, dia 9 de Novembro, comemoram-se 20 anos da queda do Muro de Berlim.
Para celebrar este dia gigantescas peças de dominó irão tombar sucessivamente simbolizando a queda do Muro de Berlim que acabou com a divisão da Alemanha.
Com este acto simbólico terão fim as celebrações comemorativas no Portão de Brandeburgo, onde a chanceler Angela Merkel receberá estadistas para festejar a revolução pacífica que pôs fim à chamada Cortina de Ferro e, em menos de um ano, à reunificação da Alemanha.