D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, abril 27, 2008

A feira mais antiga de Portugal


As feiras são uma das instituições mais curiosas do período medieval. A sua função consistia nas trocas comerciais realizadas entre produtores, consumidores e distribuidores, em locais e prazos determinados.
A mais antiga feira de que há conhecimento é a de Ponte de Lima (1125), que aparece mencionada no foral outorgado por D. Teresa a esta povoação, sendo por isso anterior à fundação da nossa nacionalidade. Todos os que a ela ocorressem, tanto nacionais, como estrangeiros, teriam segurança desde oito dias antes até oito dias depois da feira, na ida e na volta, contra qualquer responsabilidade civil ou criminal que pesasse sobre ele.

Os Portugueses no Japão



Sabias que os portugueses foram os primeiros europeus a visitar o Japão no século XVI?

Lista de palavras japonesas de origem portuguesa

* `bateren’ (伴天連) - padre (pai)
* `botan’ - botão
* `jouro’ - jarro (possível)
* `juban’ (襦袢) - jibão (roupa interior - vocábulo antigo)
* `kantera’ - candeia (tocha) - (também pode ter vindo do holandês “kandelaar”)
* `kasutera’ - castela (um tipo de pão-de-ló, feito com ovos, açúcar refinado, açúcar mascavo, farinha e xarope de amido gelatinizado)
* `kirishitan’ - cristão
* `Oranda’ (オランダ) - Holanda
* `pan’ (麺麭) - pão
* `rasha’ - raxa (um tipo de tecido grosseiro de algodão)
* `rozario’ - rosário
* `sarasa’ - saraça
* `shabon’ - sabão
* `tabako’ (煙草) - tabaco
* `tempura’ (天ぷら) - temperar: o óleo de soja para fritura foi introduzido pelos portgueses
* `zabon’ - zamboa (uma fruta)

Há também palavras japonesas que ouves no teu dia a dia:

JUDO MANGA KIMONO BONSAI SUSHI ORIGAMI

sábado, abril 26, 2008

Quem comemoraria hoje o seu aniversário?



Pois é verdade...

A 26 de Abril de 1648, nasce, em Lisboa, D. Pedro II, o filho varão mais novo de D. João IV e D. Luísa de Gusmão. Foi rei de Portugal de 1683 a 1706, sucedendo a seu irmão D. Afonso VI.

sexta-feira, abril 25, 2008

Chico Buarque - Tanto Mar

Tanto Mar

Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

(...)

Chico Buarque

Lê as duas versões do poema aqui!

Ouve a música agora!

quinta-feira, abril 24, 2008

O primeiro selo postal


O primeiro selo foi o selo negro de um penny (one penny black), surgido na Inglaterra em 6 de Maio de 1840. A ideia foi de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, para que fosse o remetente a pagar a tarifa, pois antes da criação do selo, o destinatário é que a pagava, criando um enorme número de devoluções.

Quanto aos selos comemorativos, os primeiros foram emitidos em 1900, em comemoração do 4º Centenário do Descobrimento do Brasil

terça-feira, abril 22, 2008

MEMORIAL ÀS VÍTIMAS DA INTOLERÂNCIA


Foi, hoje, inaugurado, no Largo de S. Domingos, o memorial às vítimas da intolerância. É composto por dois monumentos em pedra, um católico e outro judaico e por um mural evocativo do massacre judaico de Lisboa de 19, 20 e 21 de Abril de 1506 com a inscrição “Lisboa, cidade da tolerância” em 34 línguas.
O que evoca este memorial?
De 19 a 21 de Abril de 1506, na Semana Santa, ocorreu o “Massacre de Lisboa de 1506”, também, conhecido por “Matança da Páscoa de 1506” em que, cerca de dois mil lisboetas foram, barbaramente, assassinados, perseguidos, torturados e queimados em duas enormes fogueiras no Rossio e na Ribeira.Segundo reza a história, estes actos tiveram início no Mosteiro de São Domingos, quando, durante a cerimónia de oração pelo fim da seca que assolava o País, alguém afirmou ter presenciado um milagre – no altar, o rosto do Cristo crucificado iluminou-se. Entre eles, um judeu, convertido à força, contrariou esta opinião e explicou que a luz que iluminava e vinha do crucifixo era, apenas, o reflexo de um raio de sol que entrava por uma fresta da janela.
As pessoas, em fúria, levaram-no para a rua e espancaram-no até à morte, juntamente, com um irmão. Em seguida, levaram os seus corpos para o Rossio e queimaram-nos. A multidão dirigiu-se, depois, para a Judiaria, gritando “morte aos judeus” e “morram os hereges”.
Este massacre, incentivado pelos frades Dominicanos que prometiam a salvação a quem matasse os hereges, só chegou ao fim com a intervenção das tropas reais, por ter sido assassinado João Rodrigues Mascarenhas, um escudeiro do rei D. Manuel I.
D Manuel I acusou os envolvidos, confiscou-lhes os bens e condenou à morte os frades Dominicanos envolvidos.

domingo, abril 20, 2008

A PRIMEIRA GREVE

No artigo "Uma Campanha Alegre", Eça de Queirós relata a primeira greve do País. Aconteceu em 1871, em Oeiras,a greve dos tecelões da Fábrica de Lanifícios de Oeiras, que durou um mês e seis dias. A fábrica situava-se junto à foz da ribeira da Laje, tinha uma área de 1442 m2 e apresentava três edifícios distintos: teares mecânicos, arrecadação de lãs e drogas e teraes manuais.
Em 1864 empregava 60 operários, número que, em 1881, ascendia a 594
A Fábrica de Lanifícios foi visitada por suas Majestades o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia e deu notoriedade a Oeiras.

AS LINHAS DE TORRES VEDRAS


As Linhas Defensivas da Península de Lisboa, mais conhecidas por Linhas de Torres Vedras, formam um conjunto extenso de 150 obras de engenharia. Incluem escarpados, trincheiras,fortificações equipadas com artilharia, postos de comunicação telegráfica e estradas militares.
A construção desta série de linhas defensivas, entre 1809 e 1810, fazia parte do plano estratégico definido pelo comandante das tropas luso-britânicas, Arthur Wellesley, para travar os exércitos napoleónicos conduzidos pelo general Massena durante a 3.ª invasão. A linha mais avançada, com 46 Km de extensão, ligava Alhandra à foz do rio Sisandro, passando por Torres Vedras. A cerca de 13 Km para sul, era seguida por outra linha, com 39 Km de extensão, desde Alverca até ao mar, que passava por Mafra. A terceira linha de protecção, distava 40 Km a sul da 2.ª linha, tinha 3 Km de extensão e destinava-se a proteger o embarque das tropas britânicas, em caso de derrota, estava implantada desde Carcavelos a Oeiras e Paço de Arcos. Também na margem sul do Tejo se realizaram obras militares para a fortificação da costa, em Almada, e em Setúbal para a defesa do seu porto e para evitar uma aproximação pelo sul.

AEROPORTO DA PORTELA

O aeroporto da Portela foi inaugurado a 15 de Outubro de 1942.
Até aqui, e desde 1919, Lisboa era servida por um pequeno aeroporto situado em Alverca - o Campo Internacional de Aterragem -, onde aterravam os voos internacionais da época excepto os voos transatlânticos.
Nesta altura, a travessia do Atlântico era feita por hidroaviões que amaravam em Lisboa, na margem do Tejo, fazendo-se o transbordo dos passageiros para aviões que os transportavam para a base terrestre no Campo de Aterragem, de onde seguiam para outros destinos.
A previsão de um aumento exponencial de turistas e de voos internacionais com destino a Lisboa, por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português, em 1940, e, porque o campo de aterragem já não dava a resposta esperada, foi tomada a decisão de construção de um Novo Aeroporto Internacional.
As obras iniciaram-se em 1938 e, em apenas dois anos,construiu-se o aeroporto terrestre, baptizado de Aeroporto da Portela, e o aeroporto marítimo, baptizado de Aeroporto de Cabo Ruivo. Para ligar os dois aeroportos internacionais e permitir que funcionassem de forma articulada, construiu-se a Avenida Entre-os-Aeroportos, por onde circulavam os automóveis que faziam o transbordo dos passageiros dos voos transatlânticos. O Aeroporto de Cabo Ruivo foi desactivado com o fim dos voos regulares de hidroavião nos finais da década de 50.
Quatro anos após a sua inauguração, em 1946, o General Humberto Delgado, Director do Secretariado de Aeronáutica Civil, numa carta dirigida ao Ministério da Guerra, refere que com o aumento diário do tráfego civil, o Aeroporto da Portela se tinha tornado "acanhado". E porque o considerava pequeno só para os aviões civis e dado o desagrado que algumas companhias aéreas estrangeiras demonstravaSolicitava que fosse decidido se os aviões militares de treino deveriam ou não continuar a estacionar ali.

sexta-feira, abril 18, 2008

quinta-feira, abril 17, 2008

E Depois do Adeus - Paulo de Carvalho

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci
E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua pazQue perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós

Nota: Esta canção serviu de senha de início da revolução de 25 de Abril de 1974
Música: José Calvário
Letra: José Nisa

Curiosidades de Abril

http://www.25abril.org/get_document.php?id=367

Ar de ABRIL


E continuando com o ar da LIBERDADE que Abril nos trouxe, o Departamento de Ciências Sociais Humanas não poderia deixar de recordar o 34º aniversário do 25 de Abril de 74. Assim, para assinalar esse momento histórico, estará presente na Escola, a convite dos alunos do 9º ano, turma E, o major-general Pedro Pezarat Correia, para um encontro com todos os alunos finalistas. Participará também nesta sessão a Professora Ilda Féteira, que nos recordará os poetas de Abril com a declamação de alguns poemas. Na sala de Convívio e espaço envolvente, decorrerá uma exposição temática de trabalhos realizados pelos alunos e de cartazes concedidos pela Associação 25 de Abril, entre os dias 22 e 28 de Abril.

Os alunos de 6ºAno participarão, em colaboração com o BE/CRE, no encontro com a Drª Iva Delgado. A sensibilização e preparação para esta actividade está a decorrer nas aulas de História e Geografia de Portugal, através da visualização de um CD disponibilizado pelo BE/CRE. Alguns alunos realizarão, ainda trabalhos de pesquisa sobre a vida de Humberto Delgado.

Figura do Mês

A vencedora do passatempo " Figura do Mês", do mês de Março, foi a aluna Raquel Monginho do 5ºC.

Aproveitamos para lembrar aos nossos alunos que no Dia do Patrono se procederá à entrega dos prémios deste e de outros passatempos dinamizados paelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

O 25 de Abril em imagens

Eis algumas imagens sobre o 25 de Abril de 1974

domingo, abril 13, 2008

PIRATARIA NO AR

Às 9H15 do dia 10 de Novembro de 1961, (sexta-feira),véspera de eleições gerais em Portugal, o Super-Constellation da TAP, Mouzinho de Albuquerque, pilotado pelo comandante José Marcelino e pelo co-piloto Raul Teles Grilo, levanta à hora marcada do Aeroporto de Casablanca, em Marrocos. Meia hora depois de terem levantado, o mecânico de aviões, Hermínio da Palma Inácio, invadiu a cabine de pilotagem e apontou um revólver à cabeça do comandante, dizendo que se tratava de uma acção revolucionária e não queria fazer mal a ninguém. Exigiu seguir na rota para Lisboa, simular a aterragem na Portela e voltar para trás, em voo rasante sobre a capital, Barreiro, Setúbal, Beja e Faro, para lançarem 100 mil panfletos em que apelam à revolta popular contra a ditadura. Regressariam depois a Tânger onde Palma Inácio e os companheiros esperavam asilo político.

Perante a resposta do comandante de que não tinham combustível suficiente para regressar a Tânger, Palma Inácio exigiu os registos de voo do Super-Constellation e verificou que os depósitos estavam cheios. Explicou, de seguida, que para o lançamento dos panfletos deveriam voar o mais baixo possível, despressurizar as cabines e abrir as janelas de emergência.
Já perto de Lisboa, o comandante contactou a torre de controlo, e recebeu autorização para aterrar na pista 05. Fez a aproximação, mas, no último momento, acelerou os quatro motores a hélice: o avião fez-se à pista, mas voltou a subir e afastou-se do aeroporto.
O comandante entrou de novo em contacto com a torre de controlo, informando que fora obrigado a fazer um voo rasante sobre Lisboa e outras cidades do sul.
A comunicação foi interrompida pela voz do general da Força Aérea, Costa Macedo, que pilotava um monomotor, e que, percebendo o que estava a acontecer, deu o alerta. Alguns minutos depois, dois caças F-84 levantaramm voo da Base de Monte Real, com ordens para abaterem o avião da TAP se não conseguissem obrigá-lo a aterrar em solo português.
Iniciou-se então uma perigosa corrida. O Super-Constellation teria de voar baixo, a apenas cerca de 100 metros de altura, para fugir aos radares e despistar os caças.
Os seis revolucionários levavam consigo 100 mil panfletos. O avião passou a rasar a estátua do Marquês de Pombal, sobrevoou a Baixa, guinou sob Alcântara. Sobre Lisboa, o Barreiro, Setúbal, Beja e Faro caiu uma chuva de papéis atirados pelas janelas do avião.
Porém, ao sobrevoar a baixa altitude o mar do Algarve, os pilotos avistaram dois navios de guerra. Só havia uma maneira de fugir à artilharia: mergulhar até meia dúzia de metros da linha água e passar por entre os dois navios.Foi isso mesmo que fez o comandante José Marcelino.
Às 12H50 desse mesmo dia, o Super-Constellation aterrou no Aeroporto de Tânger, em Marrocos. Todos brindaram ao êxito da operação com o champanhe que havia a bordo.
A aventura tinha corrido bem. Os outros cinco revolucionários nem sequer foram obrigados a levantar a voz e a mostrar as armas e o comissário de bordo Orloff Esteves e as duas assistentes, Maria del Pilar e Luísa Infante, ajudaram a lançar os panfletos. Dos 13 passageiros que seguiam a bordo, - americanos, espanhóis, belgas e dois portugueses – apenas alguns se aperceberam que o avião fora tomado de assalto: só o ficaram a saber depois da aterragem em Tânger.
A operação mereceu honras da Imprensa internacional – era o que os revolucionários pretendiam. Salazar espumou de raiva.

O IMBONDEIRO


As viagens das descobertas portuguesas tornaram possível o encontro e o conhecimento de outras culturas, de outras paisagens, de outros animais, de outras plantas. Em 1445, quando os navegadores, comandados por Gomes Pires, aportaram à ilha de Gorée, descobriram o brasão de D. Henrique esculpido em árvores, que o cronista português Gomes Eanes de Zurara descreveu assim:
Árvores muito grandes e de aparência estranha; entre elas, algumas tinham desenvolvido um cinturão de 108 palmos a seu pé (25 metros ao redor). O tronco de um baobá... rende uma fibra forte usada para cordas e panos; queima da mesma maneira que o linho. Tem uma grande fruta lenhosa como a abóbora, cujas sementes são do tamanho de avelãs; pessoas locais comem a fruta quando verde, secam as sementes e armazenam uma grande quantidade delas.

ILHA DE GORÉE - ILHA DA PALMA

A Ilha de Gorée,descoberta em 1444 pelos Portugueses que lhe chamaram Ilha da Palma, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, situa-se a três quilómetros a Este da capital do Senegal, e guarda, ainda hoje, "A Casa dos Escravos", o símbolo mais representativo da actividade negreira.
A casa foi construída em 1786 pelos descendentes mestiços do médico naval Jean Pépin. No piso térreo, passado o portão de entrada chega-se a um pátio rodeado dos quartos dos escravos domésticos e das celas onde os escravos eram aprisionados, depois de serem separados por idade e sexo antes de serem levados para a América. Nas traseiras, abre-se uma porta sobre o mar,a porta de "viagem sem regresso", sobre o ponto onde atracavam as chalupas que levavam os escravos até aos barcos ancorados ao largo ou, na opinião de alguns historiadores para atirar ao mar os cadáveres dos que não resistiam ao período de cativeiro.
No andar superior, a casa transforma-se numa confortável residência burguesa de finais do século XVIII, onde estavam instalados os comerciantes.
Sabe-se hoje que foram comerciados cerca de 15 milhões de escravos, a grande maioria homens em plena força de trabalho. A iniciativa do tráfico negreiro coube a Espanha, que a aprtir do século XVI atingiu "proporções colossais". Por ter iniciado mais cedo que Portugal a ocupação definitiva das terras americanas, apercebendo-se da fragilidade da mão-de-obra indígena e a dificuldade de adaptação ao clima/ execução de trabalhos duros em climas tão quentes por parte dos europeus, a Espanha encontrou no escravo negro a solução para esta situação. Por isso, a mão-de-obra escrava era tão procurada. O preço de um escravo negro atingiu os 300 mil réis, enquanto o índio rondava os 50 mil réis.
Mais tarde, Portugal sentiu as mesmas necessidades. Estima-se que, em meados do século XVII tivesse levado para este país 40 mil escravos, número que subiu até cerca de três milhões no século XIX.

O TELESCÓPIO

Celebra-se este ano 0 400.º aniversário do telescópio. Os primeiros fabricantes de telescópios eram oculistas holandeses do início do século XVII. Este facto não surpreende se pensarmos que, produziam também as lentes e eram os especialistas em óptica
O registo da primeira patente de um telescópio utilizado no fabrico de óculos foi atribuído a Hans Lippeshey (oculista holandês)e data de 1608.
Um ano mais tarde, surgiu o primeiro verdadeiro telescópio construído por Galileu. Com ele descobriu crateras na Lua, manchas no Sol, várias luas de Júpiter e as fases de Vénus.
Em 1655, Huygens construiu o telescópio que constituiu um avanço te´cnico incrível, porque lhe permitiu verificar que as "protuberâncias" à volta de Saturno eram anéis de rochas.
Em 1668, Newton criou o telescópio reflector ao utilizar espelhos que capturavam a luz em vez de lentes.
Muitos anos mais tarde, em 1845, o 3.º Conde de Rosse desenhou e construiu o Leviathan, aquele que durante 75 anos foi o maior telescópio do Mundo, por ter um espelho com dois metros de diâmetro.
Em 2007, o telescópio LBT (Large Binocular Telescope, situado no Arizona, é o maior e tecnicamente mais avançado.Em vez de vidro sólido, os espelhos foram moldados numa estrutura em favo de mel, que os torna rígidos, mas muito leves.
Ao longo dos séculos, o progresso da técnica e da ciência permitiram aperfeiçoar estes instrumentos caminham agora para uma nova era; projectam-se os supertelescópios ópticos do futuro que terão o poder de detectar planetas semelhantes à Terra noutros sistemas solares, averiguar a existência e analisar as suas atmosferas na busca de vida extraterrestre.

in Jon Trux, Revista Global

O BERÇO DE ROMA


Arqueólogos italinaos encontraram a gruta onde, reza a lenda, os gémeos Rómulo e Remo - que estiveram na origem de Roma - foram amamentados por uma loba. O espaço tem sete metros de altura e seis e meio de diâmetro e está subterrado a 16 metros de profundidade, por baixo das ruínas do palácio do Imperador Octávio Augusto. Vai estar aberto ao público em 2013.

domingo, abril 06, 2008

VÍDEO REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974


(clique no título para ver o vídeo)
AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU

Ora passou-se porém
que dentro de um povo escravo
alguém que lhe queria bem
um dia plantou um cravo.

Era a semente da esperança
feita de força e vontade
era ainda uma criança
mas já era a liberdade.

Era já uma promessa
era a força da razão
do coração à cabeça
da cabeça ao coração.

Quem o fez era soldado
homem novo capitão
mas também tinha a seu lado
muitos homens na prisão.

Esses que tinham lutado
a defender um irmão
esses que tinham passado
o horror da solidão
esses que tinham jurado
sobre uma côdea de pão
ver o povo libertado
do terror da opressão.

Não tinham armas é certo
mas tinham toda a razão
quando um homem morre perto
tem de haver distanciação
uma pistola guardada
nas dobras da sua opção
uma bala disparada
contra a sua própria mão
e uma força perseguida
que na escolha do mais forte
faz com que a força da vida
seja maior do que a morte.

Quem o fez era soldado
homem novo capitão
mas também tinha a seu lado
muitos homens na prisão.

Posta a semente do cravo
começou a floração
do capitão ao soldado
do soldado ao capitão.

Foi então que o povo armado
percebeu qual a razão
porque o povo despojado
lhe punha as armas na mão.

Pois também ele humilhado
em sua própria grandeza
era soldado forçado
contra a pátria portuguesa.

Era preso e exilado
e no seu próprio país
muitas vezes estrangulado
pelos generais senis.

Capitão que não comanda
não pode ficar calado
é o povo que lhe manda
ser capitão revoltado
é o povo que lhe diz
que não ceda e não hesite
- pode nascer um país
do ventre duma chaimite.
Poema de José Carlos Ary dos Santos
Julho - Agosto 1975. In 'José Carlos Ary dos Santos - Obra Poética'
Edições AVANTE!

VÍDEO HISTÓRIA DE PORTUGAL EM 7 MINUTOS E 17 SEGUNDOS


(clique no título deste post para ver o vídeo)
Esta é a história dum povo valente
e, para começar, direi assim:
Era uma vez...
uma gente a sério
O POVO PORTUGUÊS!
Nascido num cantinho bem pequeno,
pescou, caçou, também se fez pastor,
lavrou a terra
e colheu o pão!
Foi duro na guerra.
E o tal cantinho que era pequenino,
ficou maior com terras que ganhou.
Foi aumentando,
mas queria muito mais!
E foi sonhando...
e como queria conhecer o Mundo,
e tinha o mar ali, por seu vizinho,
entrou nas caravelas.
O vento as empurrou
soprando-lhe nas velas.
Morou na Índia, África, Brasil,
colheu flores na Madeira e Açores,
o Mundo percorreu
e colocou padrões
em tudo que era seu!
E o tal cantinho que era pequenino,
É PORTUGAL e cresceu, cresceu...
Ana Maria Magina

BANDEIRA DO BRASIL


A bandeira do Brasil tem 27 estrelas que correspondem ao número total de Estados brasileiros e também ao Distrito Federal. O desenho celeste estampado na bandeira brasileira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de Novembro de 1889, data da Proclamação da República. A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem, a 350 anos-luz da Terra.

sábado, abril 05, 2008

AS PRIMEIRAS CONSTRUÇÕES


Desconhece-se a data exacta do primeiro edifício da História, mas, há registos de grandes palácios, templos e construções desde as primeiras civilizações. Sabe-se que os Sumérios, que dominaram o sul da Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios com colunas e terraços. Devido à falta de pedras, usaram uma argamassa de junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur, tinha um piso superior com mais de 30 metros de altura.
A civilização Minóica, que ocupou Creta por volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C., data da grande catástrofe natural que as soterrou.

quinta-feira, abril 03, 2008

OS LIVROS MAIS VENDIDOS

O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia.
Calcula-se que, até hoje, já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais.
Em segundo lugar, vem o Corão ou Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
Ocupa o terceiro lugar no ranking o Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung.

Em quarto lugar aparece o livro "Scouting for Boys" - Escutismo para Rapazes -, escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escutismo.

O RELÓGIO DE PULSO

O inventor do relógio de pulso foi o mesmo do avião: o brasileiro Santos Dumont. O “pai da aviação” pretendia cronometrar o tempo de voo dos seus aviões durante as experiências.
Naquela época, os relógios usavam-se nos bolsos, presos a uma corrente.
Como Santos Dumont não podia tirar as mãos dos comandos para ver as horas, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controlo das horas.
Em 1904, Louis Cartier criou, então, para o seu amigo, o aviador brasileiro, o 1.º relógio de pulso com pulseira de couro.
Contudo, só em 1911 é que esse relógio começou a ser comercializado.

Na imagem, podemos ver um modelo da colecção Santos, lançado para comemorar os 100 anos do relógio Santos Dumont, agora com a pulseira em borracha.

Ponte D. Luís I


A ponte D. Luís I liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, atravessando o rio Douro. Por proposta de lei de 11 de Fevereiro de 1879, o governo determina a abertura de concurso para a «construção de uma ponte metálica sobre o rio Douro, no local que se julgar conveniente em frente da cidade do porto, para a substituição da actual ponte pensil».
Foi vencedora a proposta da empresa belga Societé de Willebroeck, com projecto do eng. Teófilo Seyrig que já fora autor da concepção e chefe da equipa de projecto da ponte Maria Pia, enquanto sócio de Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa ponte D. Luís I. A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886.
Caracteristicas:
-comprimento total - 385,25m
-peso - 3054 toneladas
-Arco mede 172m de corda e tem 44,6 de flecha.

A ponte D. Luís I está incluida no centro histórico do Porto, Património Mundial da Unesco.

Esta curiosidade foi feita pelo aluno Hussein Manji do 6ºH com consulta do site wikipedia

Passatempo «Aconteceu em»

Após umas bem merecidas férias, propomos-te um novo desafio:
descobre qual o ano em que se verificaram os seguintes acontecimentos



Em Junho o Almirante Américo Tomás é eleito Presidente da república: o resultado oficial (contestado pela oposição) dá-lhe 76% dos votos, contra 24% para o General Humberto Delgado. Ficou histórico o “obviamente demito-o” proferido na conferência de imprensa no café Chave de Ouro, quando perguntam ao general o destino a dar a Salazar.

Realiza-se na pista da Boavista no Porto, o 1º grande prémio de fórmula 1 efectuado em Portugal.

O livro da 3ª classe custa 27$50 ( 13 cêntimos aproximadamente ).

terça-feira, abril 01, 2008

DIA DAS MENTIRAS

Desconhece-se a verdadeira explicação para a designação que damos ao dia 1 de Abril.

Conta a história que no ano de 1564, o rei francês Charles IX decidiu adoptar o calendário gregoriano, passando o Ano Novo a comemorar-se a 1 de Janeiro. Até aí, o início do ano celebrava-se na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, que coincidia com o equinócio da Primavera.
Apesar dessa alteração, muitas pessoas continuaram a comemorar a passagem do ano no início da Primavera, facto que levou os adeptos do novo calendário a chamá-lo “Tolos de Abril” ou "April's Fool'", convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas.
Daí o provérbio “No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”.

Outra explicação, está relacionada com um Festival Romano, chamado “Cerelia” durante o qual se comemorava a história de Proserpina, uma rapariga que andava no campo a colher lírios, quando foi raptada pelo Deus Romano, Plutão.
Depois do seu desaparecimento, a sua mãe dela procurou-a por todo o lado sem nunca a encontrar.
Daí a expressão "caça aos gambuzinos" que muitos de nós já ouvimos.
Na Escócia, a ideia de pregar partidas foi bem aceite e, ainda hoje, a mais praticada é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).

Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias...no México é a 28 de Dezembro,na Índia é a 31 de Março.

MUSEU CORPUS


O Museu Corpus dedicado ao corpo humano e à sua saúde abriu ao público a 20 de Março e situa-se em Oegstgeest na Holanda.
As suas paredes em fibra de vidro, que imitam os tecidos dos órgãos, constituem a sua principal atracção. Acoplada ao edifício, ergue-se uma figura humana sentada com 35 metros de altura.
O seu interior assemelha-se a um corpo humano gigantesco, permitindo uma visita pedagógica pelo nosso organismo, durante a qual o visitante pode ver, sentir e ouvir como funciona o corpo e verificar a importaância de uma alimentação e um estilo de vida saudáveis.

TODA A VERDADE


Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra "O Principezinho", desapareceu sobre o Mediterrâneo, ao largo de Toulon, no dia 31 de Julho de 1944, quando o avião em que seguia se despenhou.
Estudos recentes revelaram a verdadeira história: o avião foi abatido por um ás da Força Aérea Alemã - Luftwaffe - que abateu 28 aparelhos durante a II Guerra Mundial.
A bracelete do relógio de Saint-Exupéry com a gravação "Saint-Ex" foi encontrada há cerca de dez anos por uns pescadores de Toulon.

O BARÃO VERMELHO


O barão Von Richthofen, conhecido na História como o Barão Vermelho, por ter mandado pintar os aviões de cores garridas depois de ter sido nomeado comandante de uma base militar do norte da França, foi considerado o melhor piloto alemão durante a I Guerra Mundial.
O "ás" dos "ases" abateu 80 aparelhos ingleses, canadianos e australianos em apenas dois anos. Quando começou a Grande Guerra, o piloto tinha apenas 22 anos integrava um regimento de cavalaria e estava colocado numa zona tranquila da frente de guerra que não lhe agradava. A aviação, que dava os primeiros passos, fascinava-o e pediu para ser transferido para a Força Aérea, tornando-se piloto.
Foi morto, aos 25 anos, com um tiro certeiro no coração, quando voava a baixa altitude em perseguição de um adversário.
Como era supersticioso, Von Richthofen nunca saía em missão sem ser beijado por alguém querido. Este gesto, depressa, se difundiu entr todos os pilotos de combate.

CONCORDE

Em Novembro de 1962, a França e a Inglaterra desenvolveram o projecto do avião supersónico Concorde, que depois de sete anos de estudos e testes, descolou no dia 2 de Março de 1969, na cidade francesa de Toulouse.
O primeiro voo, comandado por André Turcat, durou vinte e oito minutos.
O avião media 62,10 metros de comprimento, 11,40 metros de altura e 25,56 metros de envergadura. Voava a dezoito mil metros de altitude a 2200 km/hora(quase duas vezes a velocidade do som) com autonomia para 6580 km. Pesava 185 toneladas, levava oito tripulantes e até 144 passageiros. O seu primeiro voo comercial aconteceu a 21 de Janeiro da 1976 entre Paris e o Rio de Janeiro.



Durante 27 anos, o Concorde transportou quase quatro milhões de pessoas e efectuou 50 mil voos supersónicos.
No dia 25 de Julho de 2000, um Concorde despenhou-se pouco tempo depois de ter descolado de Paris, causando 113 mortos. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de Abril de 2003, a Air France e a British Airways decidiram encerrar os vôos comerciais do Concorde.

DISNEY WORLD

A Disney World, na Florida, abriu ao público em 1971. Era o maior parque de diversões do mundo. Custou 400 milhões de euors e durante o primeiro ano o número de visitantes ficou muito aquém das expectativas - apenas dez mil visitantes por lá passaram.
Hoje, esta parque recebe dez mil visitantes por hora.

BARALHO DE CARTAS


As cartas surgiram na China no século X.
No princípio as cartas eram simples tiras de papel, marcadas com conchas de pedras, flechas e ossos, usadas em rituais de adivinhação.
Por volta do ano de 1300, as cartas chegaram à Europa trazidas pelos Árabes. Eram conhecidos como tarots, em baralhos de 22 cartas.
No final do século XVI, apareceu o baralho moderno.

CONTINÊNCIA


A saudação militar nasceu nos tempos medievais. Os cavaleiros apresentavam-se ao rei antes das batalhas. Como a Sua Majestade queria ver nos olhos dos soldados "o brilho da confiança e do amor ao rei" e os cavaleiros estavam sempre de armadura, os soldados eram obrigados a levantar a viseira que lhes cobria os olhos.Faziam-no com a mão direita. Desde então, em respeito às autoridades, surgiu o sinal de continência.