D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quarta-feira, novembro 29, 2006

O porto de Cartago



Sabias que...

Os Fenícios fundaram o lendário porto de Cartago na
costa da Argélia actual?

Trabalho feito por Helder Spínola, nº 10, 5º ano, Turma D

domingo, novembro 26, 2006

Boa Semana

Diz o Diogo Veiga, nº 9 do 6º I, que aproveita para nos informar que a palavra "semana" tem a sua origem no latim "septmana", que quer dizer "sete manhãs".

A informação foi retirada de:http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=1785

sexta-feira, novembro 24, 2006

Sabias que...?



... Conta a lenda que, numa noite de muitos afazeres, Napoleão Bonaparte simplesmente se esqueceu do jantar, para desespero dos seus cozinheiros. Com medo de desagradar o alto comandante, 23 frangos foram colocados sucessivamente no espeto, ressaltando a preocupação da equipa de cozinha em levar o animal quente para a mesa.

Trabalho realizado por Patrícia Bento, 6H

Fósforos


"O Museu dos Fósforos representa a maior colecção filuminística da Europa, colecção essa iniciada em 1953 pelas mãos de Aquiles de Mota Lima, reconhecido cidadão Tomarense, que se destacou em actividades culturais de grande mérito.Esta colecção, viu o seu início na viagem de navio que Aquiles de Mota Lima realizou para Londres, onde iria assistir à coroação da Rainha Isabel II e onde travou conhecimento com uma coleccionadora americana de caixas de fósforos.Desde essa altura, foi um multiplicar de caixas que actualmente rondam as 43 mil, representando 122 países, quadros de pintores famosos, instrumentos musicais, filmes, vedetas, jóias e pedras preciosas, mitos e lendas. Portugal como não poderia deixar de ser também se encontra representado desde os primeiros "amorfos".Actualmente esta riquíssima colecção é pertença da Câmara Municipal de Tomar, uma vez que em 1980, foi doada pelo coleccionador e instalada no Convento de São Francisco."
Texto e imagens retirados de:

terça-feira, novembro 07, 2006

Princípe de Gales


Príncipe de Gales é o título do herdeiro do trono de Inglaterra, desde os finais do século XIII. Eduardo I encontrava-se em território de Gales, acompanhado por sua mulher, a rainha Leonor, que deu à luz um menino.
Decorria o ano de 1284. Eduardo I tinha inflingido pesadas derrotas aos Galeses e convocou os principais chefes do território para a grande sala do castelo, onde lhes iria expor as suas condições de vencedor.
Os chefes vencidos apresentaram-se descobertos e sem armas, aceitaram o domínio da Inglaterra e prestaram homenagem ao rei. Como este os recebera com benevolência, atreveram-se a apresentar-lhe uma petição: queriam ter para chefe um príncipe nascido no seu território e que não falasse nem francês nem inglês, pois nenhuma destas línguas era acessível ao povo do país de Gales. Eduardo I, apesar de vencedor, quis satisfazer o desejo dos vencidos e fez-lhes as seguintes perguntas:
- Se eu aceitar a vossa petição, prometeis obediência ao príncipe escolhido nessas condições?
-Prometemos!
-Estais, desde já, dispostos a prestar vassalagem a esse suserano?
-Sim, desde que satisfaça as condições propostas.
Eduardo retirou-se por uns instantes, foi buscar o seu filho de poucos dias e apresentou-o aos galeses, dizendo:
-Aqui tendes o vosso príncipe.
-Como? Mas este é o vosso filho!
-É um príncipe nascido em território galês, que não fala inglês nem francês. Em harmonia com as condições apresentadas, este príncipe aguarda as vossas homenagens!
Os chefes galeses não tiveram outro remédio senão concordar e, um por um, beijaram a.mão do principezinho.
O futuro Eduardo II foi o primeiro Príncipe de Gales e este título tem-se mantido ao longo dos séculos!

Curiosidade da autoria de Edina Gomes, 9ºE

Napoleão e os frangos


Napoleão Bonaparte era, em termos alimentares, um modelo de sobriedade, bem longe do perfil megalómano que lhe é reconhecido em termos de conquistas militares. Na composição das suas ementas diárias não havia muito maior refinamento do que nas de um simples soldado. Despachava as refeições com um rigor militar, não excedendo 15 minutos para cada uma. Somente ao domingo, quando estava com a família, se prestava a uma refeição um pouco mais prolongada.

De tal forma vivia alheio aos prazeres da mesa que, certa vez, ter-se-á esquecido do jantar, de tal forma estava empenhado nos seus afazeres. Os moços de cozinha do palácio, esmerados no seu serviço, foram colocando sucessivamente no espeto 23 frangos, preocupados com estavam em servir comida quente ao seu Imperador!


Curiosidade da autoria de Carlos Fonseca, 9ºE